Postado por: Bruno Oliveira sexta-feira, 11 de julho de 2014

Dependendo da edição ou da editora, a capa de um livro pode ser mudada. Talvez apenas o título seja mudado para a nova língua, talvez haja realmente uma nova arte que modifique tudo. Depende de como cada editora quer manter o livro. E é isso que vou mostrar aqui, a diferença das capas segundo seus países. Talvez tenham mais capas, mas essas foram as que eu encontrei. O Diversas Capas de hoje, traz, o quinto livro da nossa coluna Volta ao Mundo em 80 Livros {Se não conhece nosso projeto, clique ao lado}. O Pequeno Príncipe, escrito por Antoine de Saint-Exupéry, França. Vejam as capas e também revejam a resenha. {Link da Resenha}

Esse é um dos livros que tem uma das menores variedades de capa. Muito provavelmente, pelo fato da versão original em francês usar obras do próprio autor para ilustrar as capas, o que teve o formato mantido em praticamente todas as partes do mundo. Veja um exemplo das versões mais famosas do Brasil e as versões originais em francês:



Como visto, as semelhanças são muitas. Entretanto, no Brasil, foram lançadas algumas versões especiais para determinados momentos, com destaque para a primeira versão (primeira capa da figura abaixo) lançada pela editora Círculo de Livros. Todas as outras (assim como as três capas brasileiras acima) pertencem à editora Agir (que aparenta possuir um certo monopólio nacional da obra):


Para ter uma noção em relação a capa em outros países, segue algumas abaixo:



E você? O que achou? Acha que a estratégia de manter as capas originais é acertada por valorizar a obra do autor e manter a identidade visual ou você acha que é um equívoco, uma certa falta de ousadia, e deixa de inovar e buscar novos públicos? Coloque sua opinião nos comentários.


{ 2 comentários... leia-os abaixo ecomente também! }

  1. Oi :)

    Gosto de todas as capas de O Pequeno Príncipe, são todas muito bonitas. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sou tradicionalista .Sempre me apego a primeira capa, acho que mantém uma identidade.

    ResponderExcluir

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -