Postado por: Maac Gouveia sexta-feira, 4 de julho de 2014


04 de julho de 2014
17:00 - Castelão, Fortaleza
Brasil vs. Colômbia

Clique aqui para ver as outras postagens da coluna.

E chegamos às quartas de final... Apenas oito países restantes, quatro duelos por vir. A Copa do Mundo FIFA 2014 é no nosso país, o Brasil, e apesar das polêmicas, é tempo de festa, competição e também leitura, por quê não? E por isso vamos acompanhar a partir de agora esses jogos da copa indicando livros ou autores dos países restantes. Pois assim como a Copa é multicultural, devemos ter uma prateleira diversificada com uma mistura de gêneros e de países!

E mais uma vez é jogo da nossa seleção! E é claro que nós torcemos para que a seleção vença, não é? Mas em termos de literatura, ninguém ganha nem perde. Tanto o Brasil quanto a Colômbia tem vários autores, desde os mais clássicos até os mais contemporâneos, com diversas obras boas. Do Brasil, é claro, conhecermos melhor, que vai desde Drummond e Lispector na poesia, Machado de Assis e José de Alencar na prosa ou então Eduardo Sphor e Raphael Draccon dos mais contemporâneos. Da Colômbia temos como principal expoente Gabriel García Márquez {que foi inclusive o indicado do outro jogo}, mas também temos nomes importantes como Fernando Vallejo e Laura Restrepo, de quem será o livro indicado hoje.

Dom Casmurro - obra que foi adaptada como uma minissérie da Globo - é um romance escrito por Machado de Assis publicado em 1899 e completa a sua trilogia realista. A história é centrada em Bentinho, que conta sua história desde os dias de sua mocidade até aquele presente momento, em que escreve o livro e suas memórias. Numa história que mescla a sua juventude, o período em que passou no convento, seu caso com Capitu, a mulher de olhos de cigana oblíqua e dissimulada, e o ciúme que advém dele - que acaba tornando-se o principal tema do livro - Machado de Assis aproxima-se de uma escrita shakesperiana. Utilizando-se de sua ironia tão marcante da sua forma de escrever, Machado alcança uma intertextualidade com Otelo, de Shakespeare.

Se Dom Casmurro mostra a realidade do Rio de Janeiro na época, Delírio, de Laura Restrepo, mostra um pouco de como era a Colômbia na época em que era dominada por narcotráfico e lavagem de dinheiro. Sua escrita também se assemelha aos temas de Shapeskeare na peça Hamlet, onde questiona a sanidade das pessoas em meio ao caos. Um homem volta de uma curta viagem de negócios e encontra a mulher fora de casa e longe de seu juízo perfeito. Sem saber o que aconteceu, ele começa a investigar o passado de sua mulher, muito problemático, por sinal, que envolve histórias como um antigo amante envolvido com o megatraficante Pablo Escobar, um avô alemão marcado pela tragédia e uma infância vivida entre riqueza, poder e dor.

 

Como foi dito nos pequenos resumos dos livros, são obras que tem uma linguagem bem próxima da de Shakespeare, possuindo uma intensa relação com Hamlet e Otelo. Eu, como já disse no primeiro post da coluna no jogo do Brasil contra o chile, tenho esse déficit de não ler muito literatura brasileira, mas Dom Casmurro sempre foi um livro que me intrigou muito. Quanto a Delírio, nunca havia ouvido falar, mas parece ser bom e essa capa em espanhol é linda!

Expresse-se! Deixe um comentário.

Receba os posts | Receba os comentários

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -