Postado por: Maac Gouveia domingo, 4 de agosto de 2013


Livro: Um Dia
Editora: Intrínseca
Autor: David Nicholls
Páginas: 410

Sinopse: Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

Acabei o livro há pouco e nossa, sem palavras. Um Dia foi realmente surpreendente e eu, que não curto muito romances, achei ele esplendoroso. Já tinha visto o filme, mas nem me lembrava de muitas coisas e foi como se fosse a primeira vez que eu estivesse lendo aquelas coisas e ri muito, me surpreendi muito e várias vezes até fiquei com meus olhos cheios de lágrimas. Enfim, o que eu achava que seria um romance meio como filmes do Nicholas Sparks {nada contra, só não é o meu estilo} acabou sendo tão diferente do que eu imaginava, bem equilibrado entre drama, comicidade e amor que eu simplesmente adorei o livro!
Emma Morley. Como eu adorei essa personagem! No começo, uma garota nada autoconfiante que sonhava em ser escritora e fazer algo que mudasse o mundo, ou pelo menos um pouquinho ao seu redor, se transforma tanto! Dexter Mayhem. Outro magnífico personagem. Presunçoso, riquinho e até meio arrogante, tem planos diferentes, como viajar pelo mundo e ser famoso. A história se baseia nesses dois amigos de faculdade que acabam ficando juntos numa noite, mais precisamente 15 de julho, e assim segue por mais ou menos vinte anos, narrando todos aqueles quinzes de julho, dia de São Swithin.
E claro, eu não poderia esquecer também dos personagens secundários. Principalmente Alison Mayhem e Ian Whitehead, mas também Sylvie, Phil, Tilly, até mesmo Jasmine, Sonya... Enfim, eles todos contribuem enormemente para a história.
Acompanhar o crescimento e desenvolvimento dos personagens é uma sensação tão gratificante que torna o livro adorável. Além de que essa sacada do livro ser narrado apenas um dia por ano é ótima! Deixa uma pitada de suspense em vários momentos, até pelo fato da escrita de David Nicholls ser indecifrável. A narração me deixou algumas vezes tipo assim "Ah, que legal... *algumas linhas se passam* Oh, meu Deus, não era isso que eu imaginava". Acho que foi uma combinação perfeita entre a história e como ela é narrada... E a história parece tão real! Não é assim tão melodramática como alguns romances, aquilo de água com açúcar, e acho que isso é causado por essa imprevisibilidade na narração.
O livro é dividido em cinco partes: Vinte e poucos anos, vinte e tantos anos, trinta e poucos anos, trinta e tantos anos, três aniversários. E achei magnífico como a quinta parte foi feita. Não posso falar muito para não sair nenhum spoiler, mas tem uma hora que você pensa "É isso? Simplesmente isso?", mas então vem esta quinta parte e te felicita fazendo com que você veja que aquilo foi preenchido. Sobre a adaptação, que lembro vagamente, como já disse, gostei dela. Acho que Anne Hathaway - sou suspeito para falar sobre, haha - e Jim Sturgess fizeram um ótimo trabalho, mas no livro a história é mais viva, mais atraente, de alguma forma mais realista.
Um livro com uma história extremamente afável e de um forma de narrativa estupenda. Um Dia, de David Nicholls, é uma obra completa que te dá vontade de rir, de chorar, enfim, afloram suas emoções. De certa forma é sim uma história simples, mas acaba se tornando maravilhosa. Tão comovente, emocionante e fiel à realidade...

Expresse-se! Deixe um comentário.

Receba os posts | Receba os comentários

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -