Postado por: Maac Gouveia segunda-feira, 9 de junho de 2014

Livro: A Queda dos Nove
Série:  Os Legados de Lorien
Editora: Intrínseca
Autor: Pittacus Lore
Páginas: 288

Atenção, como se trata de uma série talvez possa ter spoilers sobre os livros anteriores!
( I - Eu Sou o Número Quatro
II - O Poder dos Seis
III - A Ascensão dos Nove)

Sinopse: John Smith, o Número Quatro, achou que tudo seria diferente quando os lorienos se juntassem. Eles parariam de fugir. Lutariam contra os mogadorianos. E venceriam. Mas Quatro estava errado. Depois de enfrentarem Setrákus Ra e quase serem dizimados, os membros da Garde reconhecem que estão despreparados e em minoria. Escondidos na cobertura de Nove, em Chicago, eles planejam os próximos passos.

Os seis são poderosos, porém não são fortes o suficiente para enfrentar um exército inteiro, mesmo com o retorno de um antigo aliado. Para derrotar os mogadorianos, cada um deles precisará dominar seus Legados e aprender a trabalhar em equipe. O futuro incerto faz com que eles busquem a verdade sobre os Anciões e seu plano para os nove lorienos escolhidos. A Garde pode ter perdido batalhas, mas não perderá a guerra.



Não sei se é porque o livro era curto {comparado aos outros, já que o primeiro tem 352 páginas, o segundo 320 páginas e o terceiro 287 páginas} ou se é porque a escrita de James Frey é tão impressionante e envolvente que o livro passou num piscar de olhos. Em nenhum momento a leitura parecia se arrastar e você ficava sempre ávido para saber o que haveria na próxima página. Com os típicos cliffhangers da série, que troca de POV (Point of view, ponto de vista) logo quando acontece algo extremamente dramático, A Queda dos Cinco te prende nessa magnífica teia de suspense e ação.
           Agora os que restaram estão quase todos juntos. Apenas o Número Cinco falta ser achado e esse é o primeiro passo da Garde depois do desastroso confronto com Setrakus Rá. Se não fosse Ella que de algum jeito conseguiu feri-lo, eles provavelmente estariam mortos. Agora na cobertura de Nove em Chicago, eles tentam se reorganizar como um time e planejar seus próximos passos. Mas óbvio que para um grupo de adolescentes extraterrestres com superpoderes que tem o dever de salvar o Mundo e reconstruir o seu planeta, Lorien, esse caminho não será tão fácil e será repleto de traições, mentiras, revelações, encalços e muitas lutas.
          A Queda dos Cinco continua muito bem essa série perfeita para quem gosta de ação. E mostra como o autor soube construir bem a série... Já que ele tem muito jogo de cintura para conseguir conciliar tantos personagens. Temos Cinco, o mais novo e enigmático Garde para decifrar, Ella com os seus pesadelos que ninguém sabe como conseguem ser transmitidos, Adam... Muita coisa envolvida. Mesmo com a saída de um co-autor desde o livro passado, a escrita continua boa; as lutas são bem narradas e realmente mexem com você. Você vibra junto com as vitórias, chora junto com as derrotas, enfim, elas te envolvem de todos os jeitos. Às vezes parece que as coisas estão sendo um pouco repetitivas, já que nesse livro não há um grande avanço na história em si, mas James consegue dar um jeito nisso. Além disso, o livro não é totalmente focado em ação, também há – mesmo que pouco, ainda bem – romance.
        Os personagens, como já dito nas outras resenhas da série, são muito bem construídos... Cada um com sua personalidade definida. Nove continua com o jeito durão e másculo muitas vezes engraçado; John, sempre assumindo uma posição de líder, devendo ser sensato e focado; Seis que ainda é um pouco enigmática, mas tão durona quanto Nove. E também tem Marina e Ella, doces como sempre. Também é bom ver como Sarah e Sam, os humanos do grupo, lidam com a situação dessa guerra intergaláctica.
           Enfim, a narrativa do livro é bem fluida, você vai lendo e quando percebe já está quase no final e que final! Chocante e deixa muitas dúvidas para o que acontecerá no desenrolar da série. Não falarei muito sobre isso para não dar spoilers, mas mesmo desconfiando de algumas coisas, você ainda assim se surpreende no fim. Como já disse, parece que esse não traz muito avanço na série. Sentíamos que estávamos tão perto do fim no outro, mas agora esse quebra essa continuidade. Mas o que acontece nesse livro com certeza vai mudar muita coisa. Tem tanta pergunta não respondida! E que venha A Vingança de Sete!

{ 1 comentários... leia-os abaixo e comente também! }

  1. Oiee ^^
    De todos os livros que eu li dessa série, esse foi o mais emocionante, e como você disse, acabou num piscar de olhos. Amo os personagens e mais ainda que os autores tenham conseguido responder algumas perguntas e deixar outras no ar. Mal vejo a hora de ler o próximo!
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -