Postado por: Allana (: domingo, 13 de abril de 2014


No EscuroLivro: No escuro
Editora: Intrínseca
Autor: Elizabeth Haynes
Páginas: 336

Sinopse: Catherine aproveitou a vida de solteira por tempo suficiente para reconhecer um excelente partido quando o encontra: lindo, carismático, espontâneo... Lee parece bom demais para ser verdade. Suas amigas concordam plenamente e, uma por uma, todas se deixam conquistar por ele. Com o tempo, porém, o homem louro de olhos azuis, que parece o sonho de qualquer mulher, revela-se extremamente controlador e faz com que Catherine se sinta isolada. Amedrontada pelo jeito cada vez mais estranho de Lee, Catherine tenta terminar o relacionamento, mas, ao pedir ajuda aos amigos, descobre que ninguém acredita nela. Sentindo-se no escuro, ela planeja meticulosamente como escapar dele. Quatro anos mais tarde, Lee está na prisão e Catherine, agora Cathy, tenta reconstruir a vida em outra cidade. Apesar de seu corpo estar curado, ela tornou-se uma pessoa bastante diferente. Obsessivo-compulsiva, vive com medo e insegura. Seu novo vizinho, Stuart Richardson, a incentiva a enfrentar seus temores. Com sua ajuda, Cathy começar a acreditar que ainda exista a chance de uma vida normal. Até que um telefonema inesperado muda tudo. Ousado e poderoso, convincente ao extremo em seu retrato da obsessão, No escuro é um thriller arrebatador.


   No escuro foi uma das grandes surpresas literárias que eu tive, pois muitas vezes já encontrei livros que diziam ser com um ambiente de Thriller que ao se ler eu meio que me sentia enganada, no entanto com este livro eu realmente tive essa sensação.

  Um livro que intercala passado e presente através dos capítulos dos quais tem como títulos datas referentes aos acontecimentos, conseguimos acompanha duas Cathy. A Cathy do passado que curtia a vida sem medir consequências em que as noites eram movidas a muita festa, álcool e algo a mais, e foi em uma dessas festas que ela conheceu Lee que tinha um jeito que a atraiu na hora e nisso eles começaram um relacionamento que do paraíso se transformou no inferno quando ele começou a mostrar quem era na verdade. E a Cathy do presente em que vemos uma mulher sofrendo com TOC ( transtorno obsessivo-compulsivo), ansiedade e dentre outras doenças motivadas pelo o que aconteceu com ela no passado, mas até assim ela tente seguir sua vida agora em outra cidade, no entanto os fantasmas do passado ainda  continuam na sua mente.


  A narrativa em primeira pessoa faz com que a leitura seja muito tensa, pois a gente sente o medo, a tensão e a incerta da protagonista, muitas vezes me vi apreensiva e com medo junto com ela, esperando a volta de Lee e vendo se aquilo ou isso poderia ser um indício da sua presença. Também é difícil o leitor não sentir nada quando aparece os momentos de TOC de Cathy em que ela confere exaustivamente as fechaduras, cortinas e trancas, porque a gente percebe que ela ver que aquilo é errado, entretanto ao mesmo tempo isso a faz bem e traz um pouco de sentimento de proteção. E falando em proteção, seria impossivel para mim não citar Staurt que é o novo vizinho dela e ao longo da trama se transforma em um dos pilares que Cathy para poder se livrar desse tormento. 



  Considero o livro também como um alerta a violência domestica que infelizmente ainda é presente na nossa sociedade. Quantas vezes não vimos na TV relatos de mulheres que sofrem esta violência e na maioria das vezes a gente fica com aquele pensamento do porque elas não contaram para as pessoas próximas ou não fugiram e isso a trama meio que responde com momentos, por exemplo, quando Cathy tenta conversar com as amigas sobre o que está acontecendo e elas simplesmente não acreditam e ainda chegam ao ponto de achar ela ingrata por falar mal de um homem tão "bom" e quando a protagonista mesmo admite que achavam mulheres que levavam esse tipo de relacionamento adiante eram idiotas, no entanto ela percebe agora que se afastar não é uma alternativa simples.



 Tenho que parabenizar a escritora que conseguiu fazer uma narrativa consistente, tensa, envolvente, sufocante e que mexe mesmo com o leitor no quais são características de um verdadeiro Thriller e sua carga de drama psicológico faz com que a trama seja um prato cheio para quem curte este gênero.  E já te digo que junto com Cathy você se sentira No escuro ao longo da leitura e essa sensação irá pendurar na sua mente depois de concluído.

   

   

{ 3 comentários... leia-os abaixo ecomente também! }

  1. Legal, eu vi este livro na promoção do submarino e a capa tinha chamado a minha atenção, logo fui ver do que se tratava e fiquei empolgada por se tratar de um triller, que é um gênero que eu gosto muito, então não esperei aumentar o preço rsrs fui e comprei, ainda não o li, mas agora vendo sua opinião sobre o livro, ele com certeza estará nas minhas próximas leituras.
    Um forte abraço.
    Att: Kátia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *-* coloque mesmo na fila de próximas leituras que você não irá se arrepender.
      Abraços :*

      Excluir
    2. Vou dar esse livro de presente pra minha irmã, ele está na promoção e ela ja ta lendo outro da autora, ctz q vai amar, obg pela resenha

      Excluir

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -