Postado por: Allana (: segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013




    Hum... Não é que realmente possamos sentir o gosto dos livros, mas é realmente uma delícia devorá-los. Sabe quando te dá aquela onda de vontade e você não consegue largar o livro, ansiando pelo que encontrará na página que vem? É por que o livro é tão maravilhoso que você simplesmente vicia. Você até tenta ler devagar, mas a fome é maior e você acaba lendo tudo aquilo em segundos. Nessa coluna do blog, iremos te dar dicas para que você conheça novos livros ou conheça melhor alguns para que possam mascar eles, tal como fossem um chiclete, saboreando cada página, cada linha, cada parágrafo. E vamos lá! Sabor de hoje: Bullying.
   
      O Bullying é tema bastante presente atualmente, se caracteriza por uma agressão verbal ou física, aonde a vítima tende a adquirir uma baixa autoestima ou sérios problemas de relacionamento ou comportamento agressivo e em alguns casos ela pode tentar ou cometer suicídio. Com o intuito de alertar e fazer com que as pessoas reflitam sobre esse tema e suas consequências, nada melhor do que um livro. O livro de Lauren Oliver, Antes que eu vá em vez de nos colocar na pele de uma vitima, nos coloca na do agressor. Sam é uma daquelas meninas populares no colégio e que adora falar mal dos outros e chega a maltratar com suas palavras e atos muitas vezes, só que certo dia ao ir a uma festa com suas amigas, ela acaba sofrendo um acidente que vai mudar sua vida. Sam morre nesse acidente, mas até assim recebe uma segunda chance, uma chance de reviver aquele dia e tenta consertar suas ações com as outras pessoas, aquelas que ela maltratava.


  E quando isso tudo virá um bola de neve que em certo momento explode? Em A Lista negra, de Jennifer Brown, Val era vitima de bullying, quando conheceu Nick que também era e que após um tempo começaram a se relacionar. Ela inocentemente criou uma lista com as coisas que a incomodava, onde escrevia nome de coisas, lugares e também de pessoas e compartilhava a lista com o namorado que também escrevia nela. Certo dia, ela ver sua vida mudar quando seu namorado Nick entra na praça de alimentação da escola e começa a atirar em várias pessoas e Val em um impulso acaba salvando a vida de uma das garotas que ela mais odiava recebendo o tiro na perna e Nick logo em seguida se mata. Entretanto, as pessoas não foram escolhidas ao acaso, ele só atirou nas quais tinha o nome na lista criada por ele e pela namorada. Meses depois do acontecimento, Val é forçada a voltar a escola e enfrentar as antigas lembranças, a desconfiança de alguns que acham que ela também é culpada pelo ocorrido e os problemas familiares. Um livro forte e triste e com uma grande lição de vida.


  
 Outro livro marcante que fala sobre esse assunto é Os 13 porquês, de Jay Asher que é narrado por Clay Jasen que ao voltar do colégio encontra uma encomenda a sua espera. Na caixa tinha sete fitas cassetes em que cada lado era numerado de 1 a 13. As fitas foram gravadas por Hannah Baker, sua colega a qual ele nutria um amor, mas que cometeu suicídio. Cada um dos lados falava sobre alguém, alguém que até sem querer teve uma parcela de culpa no suicídio dela. Ele agora tem que ouvir todas as fitas, até sabendo que não pode mudar em nada, mas ele tem que saber os 13 porquês que resultou nesse desastre e o pior que no começo das fitas ela já explica que se a pessoa recebeu esse pacote, ela está incluída na lista das 13 pessoas.







   Falar sobre esse assunto é meio que delicado. Com uma carga psicológica e emocional grande que vai conseguir emocionar vários leitores, mas o mais importante é que vai conscientizar muitos que Bullying não é uma brincadeira e sim algo muito sério que pode provocar consequências graves ou permanentes.

Expresse-se! Deixe um comentário.

Receba os posts | Receba os comentários

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -