- Back to Home »
- As Crônicas de Gelo e Fogo , Cinco estrelas , George R. R. Martin , LeYa , Resenha »
- Resenha: A Guerra dos Tronos, de George R. R. Martin
Postado por: Allana (:
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013
Livro: A Guerra dos Tronos
Série: As Crônicas de Gelo e Fogo
Editora: LeYa
Autor: George R. R. Martin
Páginas: 591
Sinopse: Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.
Sabe quando você se apaixona por um livro e ao tentar falar dele para os outros, você nem sabe por onde começar, então essa é minha situação ao falar desse livro que eu já tinha nas minhas mãos a uns alguns meses só que pelo tamanho eu comecei a passar outros na frente e só esse mês fui ler e logo nas primeiras páginas já me arrependi de ter demorado tanto tempo assim, então queridos peço para que vocês não se assustem com o tamanho dos livros dessa série, pois os livros são surpreendentes.
Ok chega de enrolação e vamos falar um pouco sobre o livro. A história se passa em uma era medieval, na terra de Westeros onde os verões e invernos não tem um tempo fixo de duração, um verão pode durar meses ou até anos. No começo somos apresentados a Eddard Stark, também chamado de Ned, Guardião do Norte e Senhor de Winterfell onde mora junto com sua esposa Catelyn Tully e seus filhos Robb, Sansa, Arya, Brandon, Rickon e Jon Snow que é bastardo. Tudo ocorria bem em Winterfell até o dia em que Robert Baratheon, rei de Westeros, fez uma visita a ele para pedir que Eddard aceite ser a Mão do Rei - que é a segunda pessoa mais importante do reino, atrás do rei -, já que a antiga mão, Jon Arry, tinha falecido. Sem puder recusar esse pedido, Ned se viu sem alternativa além de aceitar e ir pro Sul junto com Robert, no entanto ao logo da trama Ned começa a desconfiar que Jon não morreu, mas que na verdade o mataram e assim começa a investigar quem e o porque da morte dele.
Só que aviso logo que engana-se quem pensa que a história corre apenas em volta de Ned. Não não, também em paralelo a isso temos os irmãos Daenerys e Viserys Targaryen, os últimos descendentes da família Targaryen que antigamente governava Westeros, mas que na batalha do Tridente acabou perdendo para Robert e foi destruída, só que Viserys reivindica o título de Senhor dos Sete Reinos e para isso tenta conseguir um exercito para tirar do poder Robert a quem ele chama de Usurpador. E também temos A Muralha, uma gigantesca construção que separa os reinos das terras selvagens e que é mantida e defendida pelos Irmãos Juramentados da Patrulha da Noite.
Westeros é divido em sete reinos que é governado cada um por uma família e no qual cada reino tem seus vassalos. Temos também Essos, outro continente que é mais chamado por "Além do Mar Estreito" ou "À leste", onde fica situado as Cidades Livres e Mar Dothraki. Já podemos ver que uma coisa que não falta no livro é personagem né e no começo vai ser difícil você se lembrar dos nomes de todos eles, mas que no decorrer da história começara a ficar mais fácil.
Cada capítulo é narrado por um ponto de vista de um personagem diferente e eu sou fã desse estilo de narrativa, pois com isso podemos conhecer mais sobre tal personagem e consequentemente criamos um laço mais especial com um do que com o outro. Você várias vezes vai ficar tentado a pular capítulos para ver o que vai acontecer com tal personagem.
E falando em personagem, nesse primeiro livro temos o foco maior em três famílias: Stark, Lannister e Targaryen. É inevitável que você não se apegue a um personagem, os meus favoritos são Arya Stark, Jon Snow (♥) e Tyrion Lannister - que foi até o único Lannister que eu gostei -, mas aviso logo que não é muito bom você se apegar muito com um personagem, pois um dos passatempos favoritos de George é matar eles.
Martin consegue criar um enredo complexo, envolvente, fantástico e detalhista no qual você consegue até sentir o frio da Muralha. Uma trama com uma mistura de traição, lealdade, família, ambição, guerra, amizade e outras coisas, tudo isso é a guerra dos tronos aonde ou você ganha ou você morre não existe meio termo e fique atento pois o inverno está chegando.
“Uma mente necessita de livros da mesma forma que uma espada necessita de uma pedra de amolar se quisermos que se mantenha afiada.”
- Tyrion Lannister
Será que não dar para colocar 6 estrelas :C?
Sua resenha ficou ótima, parabéns! Terminei de ler A Dança dos Dragões ano passado e estou me coçando pra ler o próximo livro, George poderia escrever mais rápido, não é?! Amei a sua resenha.
ResponderExcluirMuito Obrigada :) E sim, soube que do quarto para o quinto livro demorou 6 anos @_@ Parece que ele gosta de maltratar os fãs com essa demora .-.
ExcluirNão há como negar o poder de Guerra dos Tronos sobre os leitores. Uma narrativa incrível, com ritmo, que fica gravada na mente do leitor. Li todos os livros da série e espero ansioso pelos próximos!
ResponderExcluirAbraços,
Nerito
http://www.oguardiaodehistorias.com.br/
Também espero ansiosa pelos próximos livros e torço para que Martin termine ainda esse ano quem sabe né.
Excluir