Postado por: Maac Gouveia segunda-feira, 12 de novembro de 2012



Qual será o requisito para um livro se tornar um clássico de literatura? Talvez seja sua temática atemporal, mas ainda mais importante que isso é o tempo que ele dura na sociedade. Agindo e sempre tendo importância na época em que está.

Há vários clássicos da literatura brasileira, por exemplo, que perduraram por séculos. A carta de Pero Vaz de Caminha, se é que podemos chamar de clássico, data desde 1500, época do quinhentismo, do descobrimento do Brasil. Outros títulos como O guarani, que é da primeira fase do romantismo, por volta de 1850, também é um clássico. Por que? Porque ultrapassaram essa barreira do tempo... Será que algum desses livros atuais, conseguirá tornar-se um clássico?

Talvez sim. Um grande candidato a isso, falando em gênero, são as distopias. Acho que todo esse lance de sociedades distópicas vai ser sempre atual. Você sempre vai querer imaginar uma situação numa sociedade futurística e utópica, mas com problemas, mesmo sendo mais exagerados, atuais. Não sei se obras de agora que seguem essa tendência - como Jogos Vorazes ou a mais nova queridinha, Divergente - vão conseguir tornarem-se clássicos mundiais. Ao contrário de Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, publicado em 1932.

Um gênero, se é que se define assim, que eu acho e quero que não dure é a Literatura Erótica. Eu sinceramente espero que todo esse sucesso que Cinquenta Tons de Cinza lançou seja efêmero, passageiro. Não li os livros e por isso posso estar totalmente enganado, mas eu acho que a temática, mesmo podendo ser atemporal, não é forte ao ponto de durar tanto tempo. Outro sucesso britânico, mas que dessa vez acho que pode fazer algum sucesso, é Harry Potter. O bruxinho já conquista crianças há uma década e não tenho dúvidas que ele durará ainda mais. Mas só o tempo é que irá nos dizer quanto é que vale esse intervalo. Se os livros de agora serão lembrados por pouco ou muito tempo...

E você, qual livro acha que pode vir a se tornar um clássico da literatura? Expressem-se nos comentários!

Observação: A coluna, que geralmente vai nas segundas-feiras, será mensal agora. Depois de quatros temas, a escassez e dificuldade em encontrar temas pertinentes é maior e por isso o Plebiscito deixará de ser semanal.

Expresse-se! Deixe um comentário.

Receba os posts | Receba os comentários

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -