Postado por: Maac Gouveia quarta-feira, 31 de outubro de 2012


Ou doces, se preferir. Não importa. O que importa é que hoje é Halloween. Sim, não é uma festa brasileira, mas todos podem curtir o dia como se fosse realmente o dia das bruxas, um dia onde fantasmas, lobisomens, entre outras criaturas podem estar libertos. Enfim, curta o terror. E pra isso, vim explicar um pouco sobre a origem dessa festa e também algumas lendas que originaram e os legados que essa história deixou para a literatura. 

Tumblr_mbmlkwhxa71r9bipco1_500_large

Jack-o'-Lantern: É muito comum ver abóboras furadas em formato de olhos e de uma boca, iluminada por dentro com uma vela. Essa "tradição" originou-se devido a essa lenda irlandesa. Tratava-se de um homem, chamado de Jack Avarento, que enganara o diabo duas vezes. Na primeira, convidou-o para tomar umas bebidas e fazendo jus a seu nome, não quis pagá-las, então convenceu o diabo de que ele deveria se transformar em moeda. Quando esse o fez, Jack não pagou e então guardou a moeda no bolso junto a uma cruz de prata, fazendo com que o diabo não voltasse a sua forma original. Libertou-o somente com a promessa de se manter livre por um ano. No ano seguinte, tornou a enganá-lo, fazendo com que ele subisse em cima de uma árvore, quando ele subiu, Jack entalhou uma cruz no caule da árvore, exigindo então, que ele não o atormentasse por mais dez anos. Um dia, Jack morreu e não aceito nem no céu, nem no inferno, foi condenado a ficar na escuridão com apenas uma brasa para iluminar seu caminho. Ele colocou a brasa dentro de um nabo e assim, vaga até hoje pelo mundo.

A lenda, que migrou entre vários países, foi sendo um pouco modificada. Na Irlanda e Escócia, eles começaram a esculpir rostos em nabos e batatas. Na inglaterra, faziam as caretas em beterrabas e assim, quando chegou aos Estados Unidos, eles puseram em abóboras, por ser mais barato que os outros vegetais.  A tradição viveu por muitos séculos e vive até hoje. 

A Lenda do Cavaleiro sem-cabeça: Também muito conhecida, adaptada até para filmes, contava a história de um homem que perdera a cabeça durante a guerra, e por isso, saía de noite para procurá-la, decapitando pessoas. O filme de mesmo nome, foi dirigido por Tim Burton e tem como protagonista Johnny Deep.

Atualmente, os livros e filmes continuam seguindo essa linha de pensamento. O gênero de terror/horror, cativa a muitos e por isso há tantos meios que divulgam esse tipo de obra. Dos romances em que existam criaturas mitológicas dessas temos Crepúsculo, que trata de vampiros e lobos mais modernos, digamos assim, também como os vampiros de Anne Rice, que escreveu vários livros assustadores. Licantropia também é um assunto bem discutido, além de zumbis, que agora faz sucesso com a série televisiva e literária, The Walking Dead. Ou até mesmo os livros de terror, que não envolvam essas criaturas, tais como os livros de Stephen King, considerando por muitos um rei do horror. Vale a pena procurar dicas sobre o que ler ou assistir nesse Halloween. Sugestões para quem gosta é o que não falta.

Vale a pena procurar também as promoções de livros que as editoras fazem com seus livros de terror. Quem sabe você não consegue aquele tão esperado livro?

Expresse-se! Deixe um comentário.

Receba os posts | Receba os comentários

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -