Postado por: Maac Gouveia quinta-feira, 23 de julho de 2015


Hum... Não é que realmente possamos sentir o gosto dos livros, mas é realmente uma delícia devorá-los. Sabe quando te dá aquela onda de vontade e você não consegue largar o livro, ansiando pelo que encontrará na página que vem? É por que o livro é tão maravilhoso que você simplesmente vicia. Você até tenta ler devagar, mas a fome é maior e você acaba lendo tudo aquilo em segundos. Nessa coluna do blog, iremos te dar dicas para que você conheça novos livros ou conheça melhor alguns para que possam mascar eles, tal como fossem um chiclete, saboreando cada página, cada linha, cada parágrafo. O sabor de hoje é meio putrefato, como se tivéssemos mascado, cuspido e voltado a mascar... Zumbis... Mortos-vivos.

Como é que nós estamos na décima sétima postagem dessa coluna e ainda não falamos de zumbis? Essa história de morto-vivo é tão presente na cultura pop que há vários livros, filmes e séries, sempre com diversas abordagens. Até eu mesmo, que não sou fã de tais criaturas, acompanho duas séries televisivas com este tema: iZombie, uma zumbi justiceira que come cérebros para tentar solucionar crimes, também é uma HQ, portanto podem procurar, e Les Revenants, série francesa que já foi falada aqui no blog. Já que comecei falando desse tipo de adaptação, vamos conhecer Ressurreição (The Returned, no original) que tem tudo a ver com a série francesa. (Falo mais sobre isso no post) Aqui não tratamos de monstros sedentos de sangue, mas sim pessoas que acabaram voltando, sem nenhuma explicação aparente, a viver. Eles tem necessidades normais como qualquer outro humano: comida, água, abrigo. E isso faz as pessoas se perguntarem se com o rumo atual do mundo há condições de suportar tal fluxo de seres. Alguns veem como milagres, outros como coisa do diabo, mas todos terão que aprender a lidar com isto até que se descubra o que realmente está acontecendo.

The Walking Dead também é uma série de TV que foi adaptada dos quadrinhos, mas tem livros. Esses sim são mais aquele tipo de zumbi caricato que a gente costuma ver... Com sede de sangue, o corpo todo apodrecido, o andar torto e desengonçado. O sexto será lançado este ano. O primeiro, por exemplo, é A Ascensão do Governador que nos conta a história do déspota que comanda a cidade de Woodbury, grande vilão. A partir de suas origens será contado como ele se tornou esse homem e os motivos de suas atitudes extremas. A série de livros continua com O Caminho Para Woodbury, A Queda do Governador - Parte Um e Parte Dois, Declínio e Invasão. Tanto para quem já conhece o fim da história e assiste a série, tanto para os novos fãs, ou simplesmente amantes do gênero, é uma boa dica.

Além de séries, nas telonas há muito zumbi por aí... Poderia citar o recente Maggie, com Arnold Schwarzenegger e Abigail Breslin, ou então clássicos como A Noite dos Mortos Vivos, mas vou me ater a dois. Meu Namorado é um Zumbi e Guerra Mundial Z. O primeiro, cujo nome do livro é Sangue Quente, é sobre um zumbi, R, que passa por uma espécie de crise existencial... Ele busca mais que sangue e cérebros, ao contrário de seus amigos, é profundo, cheio de pensamentos e saudade. Quando ele acaba comendo o cérebro de uma adolescente e vivencia suas memórias, percebe que pode mudar. É aí que inicia uma tensa e desajeitada relação com Julie, a namorada de sua vítima, que pode mudar não só a si, mas ao mundo todo.

O segundo, Guerra Mundial Z, tem até resenha aqui no blog, e é narrado em forma de entrevistas e é irônico e até político. Conta a história, pela voz de um integrante da ONU, Organização das Nações Unidas, seu narrador, desde o paciente zero na China, até uma arquiteta de elite que pôde pagar para se proteger, passando por um soldado de infantaria que esteve em combate. Além de uma análise sobre fatos fictícios, aproveita para tecer comentários sobre problemas reais de vários governos. É um livro que não trata-se apenas de zumbi, vai além.

Mas esse não é ó único livro do autor, Max Brooks, sobre o tema. Guerra Mundial Z é, na verdade, uma sequência de seu outro livro, O Guia de Sobrevivência a Zumbis. É um guia de dicas de como conseguir viver e lidar com tais criaturas quando finalmente acontecer o apocalipse zumbi. Cheio de humor e detalhes, o guia conta basicamente tudo e passo-a-passo: como se defender desses seres monstruosos, a fisiologia do morto-vivo, como montar abrigo e como montar o plano de fuga perfeito, quais melhores armas e as melhores técnicas utilizadas... No fim, o autor ainda conta histórias de outras invasões que ocorreram aos longos dos séculos. Se você quer estar totalmente preparado para quando o Dia D (Ou seria Dia Z?) chegar, você deveria ter este livro. E se quiser conferir mais, ainda tem O Desfile da Extinção - e Outras Histórias de Zumbis.

E assim como há a dispersão pelos gêneros, há também pelos países e línguas. Não há só história de zumbi original em inglês não. Tem em português e espanhol também. O em português é daqui do Brasil, da série As Crônicas dos Mortos, do autor Rodrigo de Oliveira, cujo primeiro livro é O Vale dos Mortos. Tudo acontecerá em 2017, de acordo com uma profecia do Apocalipse e que é reiterada por profetas modernos. Parte dela diz "E abriu-se o poço do abismo, de onde saíram seres como gafanhotos com poderes de escorpião. E os homens buscarão a morte e a morte fugirão deles.". O que aconteceu, na verdade, foi que uma aproximação de um planeta vermelho ao sistema solar da Terra desencadeou um surto em grande parte da população transformando-os nesses seres. Mas ainda há um grupo que luta para sobreviver em meio a tudo isso.

Já o original em espanhol vem lá de Pontevedra, na Espanha, com Manel Loureiro Duval e sua série Apocalipse Z, cujo primeiro livro é O Princípio do Fim. A obra conta a história de um jovem advogado que leva uma vida calma e rotineira até que começa a ouvir notícias de um incidente num país remoto do Cáucaso e daí começa a fazer anotações em um blog. Rapidamente, o surto começa a se espalhar por toda a Europa e, antes que ele perceba, também assola a sua cidade. Isolado apenas ele, seu gato Lúculo e seu vizinho, ele tem que pensar em uma estratégia de fuga até encontrar outros sobreviventes. Mas quando, enfim, consegue um refúgio, ele percebe que essa guerra está apenas começando.

Além desses livros de zumbis sanguinolentos e também uns que mostram mais a relação desses seres, ainda tem outros, mais variados. Que misturam gêneros, eu diria. Louras Zumbis é uma espécie de livro YA com colegial e zumbis; Orgulho e Preconceito e Zumbis mistura a clássica história de Jane Austen, protagonizada por Elizabeth Bennet e Sr. Darcy, com mortos-vivos. O filme está até sendo gravado. Também há antologias que falam sobre tal tema como Branca dos Mortos e os Sete Zumbis e Outros Contos Macabros, do brasileiro Fábio Yabu, que traz uma abordagem diferente dos contos de fadas dos irmãos Grimm que inclui essas criaturas ou Zumbis x Unicórnios que discute os prós e contras de cada uma dessas espécies com autores mundialmente famosos. Ou seja, a abordagem desse tema tem pra todos os gostos. Tem mais algum em especial que você indicaria? Comenta aí e faz a felicidade de quem é fã dessas criaturas.

Expresse-se! Deixe um comentário.

Receba os posts | Receba os comentários

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -