Postado por: Maac Gouveia quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015


Hum... Não é que realmente possamos sentir o gosto dos livros, mas é realmente uma delícia devorá-los. Sabe quando te dá aquela onda de vontade e você não consegue largar o livro, ansiando pelo que encontrará na página que vem? É por que o livro é tão maravilhoso que você simplesmente vicia. Você até tenta ler devagar, mas a fome é maior e você acaba lendo tudo aquilo em segundos. Nessa coluna do blog, iremos te dar dicas para que você conheça novos livros ou conheça melhor alguns para que possam mascar eles, tal como fossem um chiclete, saboreando cada página, cada linha, cada parágrafo. O sabor de hoje é bem diversificado, já que nenhuma é igual a outra: cidades.

Cidade dos Ossos
Mas não serão livros com histórias situadas em cidades reais, como Paris, Londres, Rio de Janeiro, - para isso temos a coluna Volta ao Mundo em 80 livros - mas sim outros tipos de Cidades... Começaremos com Cidade dos Ossos, de Cassandra Clare, na verdade toda a série de Os Instrumentos Mortais poderia aparecer aqui. Quando Clary decide ir numa discoteca se divertir, acaba presenciando uma estranha cena: um assassinato que parece que ela é a única que pode ver. Três homens com tatuagens enigmáticas e de atitude estranha com armas que ela nunca viu matam uma pessoa, mas o corpo desaparece... Para tentar entender melhor o que está acontecendo, ela aceita escutar o que os jovens tem a dizer. E é aí que ela descobre uma cidade totalmente nova e oculta em Nova York, uma cidade cheia de demônios e Caçadores das Sombras, cuja história Clary já está mais envolvida do que gostaria de estar. Foi adaptado para o cinema tendo Lily Collins e Jamie Campbell Bower como parte do elenco.

A Cidade das Sombras
A cidade das sombras, de Jeanne DuPrau, nos leva ao subterrâneo até a cidade de Ember. Não há sol, nem lua aqui, todos os habitantes da extremamente projetada cidade vivem há duzentos anos à luz de um gerador que agora está começando a dar sinais de que não vai durar muito tempo. Você não escolhe o seu trabalho, você é designado àquilo aos 12 anos. Não é possível deixar os limites da cidade também, mas não é isso que Lina Mayfleet e Doon Harrow querem. Ávidos para solucionar tudo o que os apagões representam e para tentar arranjar uma saída, eles e a irmã de Lina, Poppy, se envolvem numa enorme aventura cujo objetivo é de tamanha responsabilidade: salvar todo o povo da cidade. Também foi adaptado para o cinema tendo Saiorse Ronan e Harry Treadaway como parte do elenco.

Cidades de Papel
Cidades de papel, outro livro do queridinho autor de A Culpa é das Estrelas, John Green, já deve ser conhecido da maioria, mas caso alguém ainda não conheça aqui está a oportunidade de saber mais sobre o livro. Quentin Jacobsen, o típico nerd, nutre uma paixão platônica por sua vizinha e colega de escola, Margo Roth Spiegelman, a garota popular. Quando um dia Margo aparece na janela de Q, como é conhecido por seus amigos, com o rosto pintado e vestida de ninja convidando-o para uma noite de vingança e aventura, ele prontamente vai, esperando que com isso ela possa se aproximar dele no outro dia. Mas na verdade ela nem aparece no outro dia, nem no próximo, nem no próximo... Quando Q descobre que o paradeiro de Margo é desconhecido, ele começa a seguir pistas deixadas por ela e enquanto é impelido a este caminho descobre que ela não era exatamente o que ele pensava. O título se refere às cidades fictícias criadas pelos cartógrafos. A adaptação já está sendo produzida e terá Nat Wolff e Cara Delevingne como parte do elenco.

Cidade da penumbra
Uma distopia inspirada em 1984 de George Orwell e Admirável Mundo Novo, Cidade da Penumbra, de Lolita Pille, é um retrato do futuro, mas que tem muitos retalhos do presente. Numa sociedade onde todos tem direito à felicidade, à beleza, à juventude e ao conforto mínimo, mas que por trás da utopia é comandada por corrupção, consumismo desenfreado, uso indiscriminado de remédios e drogas, do endividamento bancário e da ditadura da felicidade, vemos Syd, um policial do SPSM (Serviço de Proteção contra Si Mesmo), e Blue, uma garota bonita e irmã de um ex-colega, tentarem viver num mundo praticamente sem esperança.

A Cidade dos Segredos
A Cidade dos Segredos, de Sasha Gould, é um romance histórico situado em Veneza cheio de romances e mistérios que conta a história de Laura della Scala, conhecida como La Muta no convento ao qual foi enviada após a morte de sua mãe. Apesar de ser obediente, não sonha em ficar sempre ali... Um dia inesperadamente é informada que o seu pai a quer de volta em casa, mas o cenário que ela encontra não é dos mais interessantes: sua irmã está morta e devido a problemas financeiros do seu pai ela terá que se casar com Vicenzo, noivo de sua irmã. É nesse momento que surge a sociedade Segreta que promete ajuda a Laura e não resta mais nada a ela a não ser depositar suas esperanças nisso.

A Cidade SombriaTambém há o livro de fantasia A Cidade Sombria, de Catherine Fisher, que conta a história de Anara, um mundo à beira do colapso que tem todas as esperanças depositadas em um mestre, seu aprendiz e nas antigas e ilegais relíquias que possuem poderes misteriosos. Ao saírem em busca de uma relíquia secreta muito poderosa escondida há séculos, Raffi e Galen serão caçados, espionados e testados, pois eles não são os únicos que querem colocar as mãos neste perigoso artefato.

Cidade das Mentiras
Cidade das mentiras, sequência de Museu de Ladrões, da série Os Defensores de Lian Tanner, continua a história de Goldie Roth e Toadspit que se conhecem no primeiro volume na tirânica cidade de Jewel no Museu de Dunt, onde toda a aventura começa, um lugar misterioso, cheio de armadilhas e segredos que poderão acabar com a vida e a paz da cidade.

Saindo um pouco desta temática mais infanto juvenil ou distópica, temos A Cidade do Sol, de Khaled Houssini, famoso autor de O Caçador de Pipas, Cidade Mágica, de Drew Lerman e Cidade de Deus, de Paulo Lins, famoso livro brasileiro sobre a favela de mesmo nome. Como viram são muitos tipos de cidades que os livros podem nos levar. Os livros, na verdade, são uma viagem completa. Nos levam a outras cidades, outros países, outros mundos, lugares que só a imaginação é capaz de alcançar. Você conhece e quer indicar algum livro de Cidades? Deixe nos comentários e boa viagem!

Expresse-se! Deixe um comentário.

Receba os posts | Receba os comentários

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -