Postado por: Maac Gouveia segunda-feira, 7 de julho de 2014



05 de julho de 2014
17:00 - Arena Fonte Nova, Salvador
Holanda vs. Costa Rica

Clique aqui para ver as outras postagens da coluna.

E chegamos às quartas de final... Apenas oito países restantes, quatro duelos por vir. A Copa do Mundo FIFA 2014 é no nosso país, o Brasil, e apesar das polêmicas, é tempo de festa, competição e também leitura, por quê não? E por isso vamos acompanhar a partir de agora esses jogos da copa indicando livros ou autores dos países restantes. Pois assim como a Copa é multicultural, devemos ter uma prateleira diversificada com uma mistura de gêneros e de países!

E a Holanda, atual vice-campeã, mas que nunca ganhou um mundial, enfrenta a zebra desta Copa, a seleção que ninguém esperava passou em primeiro no grupo da morte desbancando Itália, Uruguai e Inglaterra. Ninguém poderia imaginar que a Costa Rica iria tão longe né? Pois é, foi difícil pra gente também achar livros de lá!

Representando a Holanda, temos Harry Mulisch autor de O Assalto - que virou o roteiro do filme ganhador do Oscar e do Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro em 1987. O livro conta a história de Anton Steenwijk, um garoto que viu seu irmão e seus pais mortos quando o país estava sendo massacrado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial logo após um colaboracionista ser assassinado na frente da porta de sua casa. Anos depois, ele tenta reconstruir as cenas que culminaram no incêndio de sua casa e não acredita que tudo aquilo tenha sido mero acaso.

Já representando a Costa Rica, temos Yolanda Oreamuno... Mais uma vez, assim como Tatiana Lobo, não tenho conhecimento de alguma obra dela no Brasil, mas uma de suas obras mais importantes é La ruta de su evásion, livro ganhador de diversos prêmios. Yolanda foi a personagem chave na literatura costarriquenha quando se trata de se expor e se rebelar contra a situação da mulher na sociedade do seu país.

 

Todos nós já sabemos o resultado deste confronto - e do jogo que aconteceu antes desse também - mas o que vale é conhecer os autores dos outros países. Então está aí mais um confronto dessa copa literária: Holanda vs. Costa Rica.

Expresse-se! Deixe um comentário.

Receba os posts | Receba os comentários

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -