Postado por: Maac Gouveia domingo, 29 de junho de 2014


29 de junho de 2014
13:00 - Estádio Castelão, Fortaleza
Holanda vs. México

Clique aqui para ver as outras postagens da coluna.

Oitavas de final do campeonato de futebol mais importante do planeta... A Copa do Mundo FIFA 2014 é no nosso país, o Brasil, e apesar das polêmicas, é tempo de festa, competição e também leitura, por quê não? E por isso vamos acompanhar a partir de agora esses jogos da copa indicando livros ou autores dos países restantes. Pois assim como a Copa é multicultural, devemos ter uma prateleira diversificada com uma mistura de gêneros e de países!

E representando a Laranja Mecânica, Holanda, temos O Jantar, de Herman Koch e pelo México, chamada de La Tri, temos O Livro Selvagem, de Juan Villoro. Eu poderia ter indicado vocês livros mais antigos, mais considerados de literatura clássica, mas preferi trazer esses dois. O Jantar foi publicado em 2009 na Holanda, em 2012 em alguns países de língua inglesa e aqui no Brasil em 2013. Já O Livro Selvagem foi lançado em 2011. Ou seja, o duelo de hoje vai ser bem atual. Lembrando que não há vencedores ou perdedores aqui, o importante é vermos a diversidade linguística e cultural ao redor do mundo e conhecer novos títulos além dos que estamos acostumados a ver.

O Jantar - que será adaptado para o cinema, dirigido pela atriz Cate Blanchett - é um suspense sobre duas famílias que durante um jantar terão que tomar difíceis decisões. É noite de verão em Amsterdã e os dois casais se reúnem num restaurante fino. Por entre uma garfada e outra e delicados movimentos com os talheres, as futilidades do dia-a-dia e do trabalho são discutidas, tudo com muita educação. Mas por trás de toda essa delicadeza, há um assunto sério que eles não querem discutir... No ápice culinário, eles tocam nesse assunto. Seus filhos - ambos com quinze anos - fizeram algo horrível que provocou uma investigação policial e destruiu a confortável relação que as famílias tinham. Agora, nesse jantar, cada um vai mostrar que está disposto a proteger os que amam...

Já em O Livro Selvagem, Juan tem que passar as férias com o seu Tito, um cara um tanto quanto excêntrico que adora livros. Sua casa tem estantes espalhadas por todos os cantos e ele só aceita a companhia de três gatos e a cozinheira, mas nada que atrapalhe suas leituras como celulares. Entretanto, Tito adora Juan. Ele acha que ele descobre muito mais coisas quando lê do que os outros. E é por isso que ele tem uma espécie de missão para Juan: ele deve encontrar, no meio de todos os outros livros, um livro chamado "O Livro Selvagem". Um livro jamais lido por alguém e que guarda um segredo para aquele que o encontrar.

  

O duelo de hoje como já dito foi mais atual, mas também há livros mais históricos desses dois países. Como O Atentado, de Harry Mulisch, para a Holanda e Notícias do Império, de Fernando del Paso, para o México. Nas quartas de final, provavelmente vocês verão uma dessas indicações dependendo de quem ganhar esse jogo. Então mesmo com a bola rolando em campo, #vaiterleiturasim!

Expresse-se! Deixe um comentário.

Receba os posts | Receba os comentários

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -