Postado por: Maac Gouveia segunda-feira, 28 de abril de 2014



Hum... Não é que realmente possamos sentir o gosto dos livros, mas é realmente uma delícia devorá-los. Sabe quando te dá aquela onda de vontade e você não consegue largar o livro, ansiando pelo que encontrará na página que vem? É por que o livro é tão maravilhoso que você simplesmente vicia. Você até tenta ler devagar, mas a fome é maior e você acaba lendo tudo aquilo em segundos. Nessa coluna do blog, iremos te dar dicas para que você conheça novos livros ou conheça melhor alguns para que possam mascar eles, tal como fossem um chiclete, saboreando cada página, cada linha, cada parágrafo. Sabor de hoje: Treze!

Treze. Um número tão cabalístico, mas parece que os autores o adoram. Não são poucos os livros que têm em seu título esses dois algarismos, um e três, ou que têm alguma relação com ele. Começando com nossa lista - quem sabe não teremos treze livros? - temos Os 13 porquês. O livro já foi citado outra vez, quando o tema da coluna era Bullying, mas enfim, aqui vemos ele novamente... Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que treze motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

E temos também As Treze Relíquias... Há mais de sete décadas treze crianças foram designadas para cuidar de artefatos antigos, dotados com um poder primitivo e letal. As relíquias, como foram chamadas, deveriam ser mantidas por seus guardiões em total segurança e afastadas umas das outras. Entretanto, agora um homem sinistro e sua amante estão atrás delas, roubando cada peça e eliminando seus protetores, deixando um rastro de crimes violentos. Aparentemente por acaso, a jovem Sarah Miller se envolverá nessa trama perigosa e terá que correr contra o tempo para elucidar os enigmas que rondam sua nova vida. Serão os guardiões seres de outro mundo? Qual será o segredo das relíquias milenares? Por que justamente Sarah foi atraída para esse jogo mortal? Uma história inquietante, povoada de lendas que até hoje rondam nosso imaginário, As treze relíquias mostra que há forças que nunca devem ser despertadas. Parece um livro cheio de suspense e ação, não é? Também, com o número treze, só podia ter azar envolvido...


A saga Os 13 Tesouros também traz muito suspense, mistério e fantasia com uma mitologia inovadora. Os 13 Tesouros, o livro um, um segredo de família, uma herança maldita, acaba sendo revelada... Tanya sempre foi uma garota diferente. Desde pequena ela conseguia enxergar fadas, mas não daquelas boazinhas, como podemos imaginar, mas sim seres maus que tentam lançar feitiços nela. Quando, tentando protegê-la, sua mãe manda ela morar com a avó, Tanya descobre uma floresta onde 50 anos atrás uma menina desapareceu. As 13 Maldições, o livro dois da trilogia, continua o desenrolar dessa história mostrando um mundo espetacular e não é à toa que a autora ganhou o Waterstone's Children Book Prize. Além desses dois, o livro final da trilogia se chama Os 13 Segredos. {Ao lado um gif com as duas primeiras capas da trilogia.}

Treze Mulheres e Um Colar de DiamantesMas saindo desta área de suspense/mistério/fantasia, temos uma história curta, divertida e amistosa... Treze Mulheres e um Colar de DiamantesVocê compraria um colar de 30 mil dólares ou será que isso é um luxo reservado para poucas? O livro de Cheryl Jarvis narra a história real de 13 mulheres que resolveram embarcar numa experiência e compartilhar um lindo colar de diamantes de 15 quilates. Passando de mão em mão, o colar mudou a rotina das mulheres, renovando relacionamentos, atitudes e perspectivas. A joia trouxe uma lição de amizade e cumplicidade mais valiosa que qualquer diamante.

E deixando uma atmosfera mais amistosa para ir direto ao gênero policial - é, gostamos de mostrar vários gêneros numa cronologia não tão usual - temos alguém que parece ser apreciadora do número treze... Agatha Christie escreveu alguns livros com esse número, seja assinando como ela mesma ou como Miss Marple. Segue abaixo um pouco sobre dois com este "tema". Treze à Mesa: Poirot estava presente quando Jane, envaidecida, falara de seu plano para "livrar-se" do marido, de quem estava separada, mas não oficialmente, como ela desejava. Agora o homem estava morto. Mesmo assim, o grande detetive belga não podia deixar de sentir que alguém estava tentando iludi-lo. Afinal, como se explica que Jane tivesse esfaqueado Lord Edgware na biblioteca exatamente na hora em que era vista jantando com amigos? E qual seria o motivo agora, já que o aristocrata finalmente lhe dera o divórcio? Os Treze Problemas: O Clube das Terças-Feiras se reúne na casa de Miss Marple. Ali encontram-se seu sobrinho, escritor Raymond West, a atriz Joyce Lemprière, o grã-fino Henry Clithering - ex-diretor da Scotland Yard -, o clérigo dr. Pender, o advogado Petherick além da própria Miss Marple. Cada um conta uma história, enquanto os outros opinam, tentando desvendar o mistério que envolve cada um dos casos. {E ao lado mais um gif para ilustrar as capas dos dois livros}

Já em outros casos não há livros com esse número, mas há aqueles que possuem uma intensa relação com ele... Como não lembrar sobre sexta-feira 13 de O Massacre da Serra Elétrica? {Sim, também tem um livro sobre. Da DarkSide.} Ou o caso do autor Daniel Handler, por exemplo. Coincidentemente seu nome tem treze letras e também o pseudônimo sob o qual ele assina seus livros {Aliás, temos um post de pseudônimos bem legal para vocês, Confiram!} que é Lemony Snicket. Sua série Desventuras em série é composta por treze livros e cada um deles tem treze capítulos - exceto o último que possui um epílogo. 

Bem, não conseguimos treze livros com número treze publicados aqui pelo Brasil e com certeza falamos sobre o 13 mais de treze vezes {Na verdade, 25 vezes. Haja 13! Ops, 26 vezes agora...} mas deu para indicar alguns livros com esse número para vocês se deliciarem... Se quiserem sugerir um tema para a coluna, sintam-se a vontade! Mande um e-mail ou clique em contato na barra lá em cima.

Expresse-se! Deixe um comentário.

Receba os posts | Receba os comentários

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -