Postado por: Maac Gouveia quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014



Será que para que possamos ser considerados leitores temos que já ter lido determinado autor? Para ser um blogueiro de verdade temos que ter lido Harry Potter? Ou então se você só ler livros atuais e não tiver nenhum clássico na bagagem, pode ser desconsiderado como leitor? São perguntas ridículas, mas ainda assim tem gente com pensamentos desse tipo.

Como pode alguém ter que ser taxado por que leu ou não leu tal livro? Eu mesmo, nunca li Harry Potter - por falta de dinheiro e oportunidade, não faltava de vontade - e acho que não vai ser por isso que não vá ser considerado "menos blogueiro" ou "menos leitor" do que alguém que já leu.

Outra situação costumeira que também é chata é a questão sobre os clássicos... Isto segue a mesma regra do exemplo acima: não vamos ser "menos leitores" por que não lemos algum livro de literatura clássica. A leitura tem que partir do gosto de cada um e isso envolve gostos, particularidades. Não vai ser todo mundo que vai morrer de amores pela escrita de J. K. Rowling, mesmo ela sendo um fenômeno. E também não é todo mundo que gosta dos livros clássicos com sua linguagem mais "arcaica".

É simplesmente ridículo haver um certo tipo de preconceito até com isso. E é o que muitas vezes vemos em páginas e grupos de literatura no facebook, twitter ou outras redes sociais. Não um leitor maior ou um leitor menor. Chega de querer ser alguma coisa, precisar ficar taxando e simplesmente ir aproveitar o que a leitura {seja ela clássica ou contemporânea} nos proporciona.

{ 2 comentários... leia-os abaixo ecomente também! }

  1. Que seja literatura somente, que sejam apenas leitores apaixonados por palavras. O preconceito literário é uma burrice, como qualquer outro tipo de preconceito, e o pior que ele vem de pessoas que leem e não deviam ter um pensamento tão retrógrado. Cada leitura que fazemos seja de algo contemporâneo, ou clássico sempre vai nos acrescentar em alguma coisa, não podemos diminuir as pessoas pelo que elas leem, por que tudo que se lê se transforma em novos pensamentos dentro de cada mente. Eu achei muito bom o seu texto e concordo com tudo que disse, devemos nos abrir cada vez mais pra todo o tipo de literatura, abaixo ao preconceito literário.

    http://recantodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também concordo com suas palavras, Érika!
      É realmente incrível como uma coisa tão retrógrada ainda acontece.

      Excluir

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -