Postado por: Allana (: sexta-feira, 29 de novembro de 2013

O Oceano no Fim do Caminho
Livro: O Oceano no fim do caminho
Editora: Intrínseca
Autor: Neil Gaiman
Páginas: 208

Sinopse: Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.

Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.



      Este é o segundo livro que eu já li do autor e já quero ter toda a coleção de livros dele <3 e também a HQ de Sandman *-*. Algo que me chamou mais a atenção para o livro foi sua capa que é simplesmente bela e leva o leitor a curiosidade o porquê da menina imersa na água.

     A história começa com um homem saindo de um enterro de alguma pessoa, certamente de um familiar, e após isto começa a dirigir pela cidade onde ele passou sua infância e ao longo do percurso começa a se lembrar de momentos do seu passado até que chega no final de uma estrada onde se encontra a Fazenda Hempstock, local onde vivia sua amiga de infância Lettie, na qual quando criança o convenceu que o lago de sua fazenda era na verdade o oceano. Ao chegar perto deste lago, lembranças do passado começam a surgir.

    Quando lançado, eu escutei que o livro é considerado o primeiro romance adulto de Neil, mas o que eu vi foi um livro que pode ser lido por todas as idades, no entanto considero que para cada faixa etária terá um diferente sentido. A trama começa sendo o que podemos dizer comum, mas no decorrer das páginas começam a surgir fantasias de um modo que eu particularmente achei diferente de outros livros que eu já li e isto se deve a escrita única de Gaiman.

   O livro aborda temas na visão de mente de uma criança - apesar do protagonista começar como adulto, praticamente no livro todo é ele narrando quando criança -, no qual é bem diferente da de um adulto e com isto a linha que separa o real e o imaginário desaparece e não vou mentir mas em certos momentos me peguei pensando se aquilo era apenas imaginação da mente dele. Tenho que admitir que a leitura é realmente confusa, eu me vi em diversos momento tendo que voltar algumas páginas para tentar entender algumas situações.

   Acho que o objetivo do autor no livro foi realmente jogar de volta o leitor ao passado, na inocência, imaginação e medos da criança que a medida que vai crescendo isto vai se perdendo, também achei que Gaiman não colocou nome no protagonista pois ele pode ser qualquer um, pode ser eu ou você só basta a pessoa se identificar com ele.
 
  Um livro relativamente curto, a leitura flui de uma forma que quando o leitor se dá conta já leu o livro em um dia e fica naquele sentimento de não querer larga-lo com a esperança de aparecer novas páginas. Considero o final do livro a melhor parte na qual me fez refletir e que admito me deixou triste, vi várias pessoas comentando que achavam melhor um outro final, mas na minha opinião se fosse um outro final iria tirar um pouco da magia da trama. Enfim, O Oceano no fim do caminho é repleto de fantasia, mas com um ar sombrio e melancólico no qual eu super recomendo que todos mergulhem neste oceano.

" Gostei disso. Livros eram mais confiáveis que pessoas, de qualquer forma."






{ 2 comentários... leia-os abaixo ecomente também! }

  1. Respostas
    1. xD Eu emprestei o livro para uma amiga minha e ela também achou super estranho, mas na minha opinião é isto que consegue fazer ele especial *-*

      Excluir

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -