- Back to Home »
- Cinco estrelas , Intrínseca , Neil Gaiman , Resenha »
- Resenha: O Oceano no fim do caminho, de Neil Gaiman
Livro: O Oceano no fim do caminho
Editora: Intrínseca
Autor: Neil Gaiman
Páginas: 208
Sinopse: Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.
Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.
Acho que o objetivo do autor no livro foi realmente jogar de volta o leitor ao passado, na inocência, imaginação e medos da criança que a medida que vai crescendo isto vai se perdendo, também achei que Gaiman não colocou nome no protagonista pois ele pode ser qualquer um, pode ser eu ou você só basta a pessoa se identificar com ele.
Um livro relativamente curto, a leitura flui de uma forma que quando o leitor se dá conta já leu o livro em um dia e fica naquele sentimento de não querer larga-lo com a esperança de aparecer novas páginas. Considero o final do livro a melhor parte na qual me fez refletir e que admito me deixou triste, vi várias pessoas comentando que achavam melhor um outro final, mas na minha opinião se fosse um outro final iria tirar um pouco da magia da trama. Enfim, O Oceano no fim do caminho é repleto de fantasia, mas com um ar sombrio e melancólico no qual eu super recomendo que todos mergulhem neste oceano.
Achei esse livro bem estranho...
ResponderExcluirxD Eu emprestei o livro para uma amiga minha e ela também achou super estranho, mas na minha opinião é isto que consegue fazer ele especial *-*
Excluir