Postado por: Maac Gouveia quinta-feira, 18 de julho de 2013



Ultimamente, os livros que fazem sucesso estão fadados a serem chamados de “modinha”. Um livro modinha seria um livro cujo todo mundo lê e a maioria adora – ou finge que adora. Vira um viral, assim digamos. Esse "conceito" está intrinsecamente ligado à outro estereótipo, o Poser. Como já foi explicado antes, Poser seria uma pessoa que finge ler, finge ser fã, finge ser algo que não é, e muitas vezes as pessoas que leem apenas esses livros "modinha" são taxadas assim.

Exemplos do que é considerado modinha? A culpa é das estrelas, por exemplo. O livro de John Green é um sucesso, ninguém pode negar, é muito vendido e conhecido em todo o mundo. As frases, principalmente elas, são postadas milhares de vezes nas redes sociais e em todos os lugares, até por quem nem leu o livro. Resumindo, o livro modinha apenas é aquele livro popular, que um monte de gente quer comprar, ler e tudo mais.

Muita gente acaba nem lendo esses livros populares e idolatrados - e ACedE é um exemplo bem importante disso - por dizer que todo mundo quer ler só por que está na moda. Às vezes já até vi como exemplo As Crônicas de Gelo e Fogo. Não entendo o porquê disto. Mas convenhamos: se uma coisa está fazendo sucesso, é por que ela provavelmente é boa, não é? Então não sei por que ainda existem essas pessoas que consideram certos livros modinha... Pior ainda quem os despreza e acha que top só aqueles livros de literatura. Mas isso é uma outra história.

Os livros são para serem vendidos, para fazerem sucesso, então não há nada de anormal num livro ficar famoso ao extremo. As pessoas tem mania de rotular tudo, por isso qualquer coisinha é modinha. Não só no mundo literário, claro. Eu mesmo já li livros "modinha" e sim, às vezes até me pergunto "por que isto tá fazendo tanto sucesso?", mas gosto é uma coisa delicada. Portanto não há motivos de existir esse ridículo conceito.

E vocês? Já deixaram de ler algum livro só por que ele foi considerado "modinha"? Se sim, por que? Por medo de ser estereotipado ou por que realmente não achavam o tema bom? Expressem-se nos comentários!

{ 5 comentários... leia-os abaixo ecomente também! }

  1. Eu nunca deixei de ler um livro por ele ser modinha, apenas não os leio por falta de interesse mesmo com a grande maioria. Por exemplo, Fallen, que é uma modinha (ou já foi, não sei), nunca fui interessado pela história, mas outros como Percy Jackson, elevaram mais meu interesse.
    Com certeza um livro se torna "modinha" quando as vendas são explosivas, dependendo, quase que exclusivamente, do modo da promoção da editora, não acham?

    Gostei muito da sua opinião sobre.
    Até
    bookolic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu comprei esse livro em questão: A Culpa é Das Estrelas. Eu gostei. Mas só porque eu li, simplesmente todos ao meu redor quiseram ler também. Teve gente, que pegou o livro emprestado e disse que já tinha lido o livro todo. Uma grande mentira, pois essa pessoa nunca teria um lido um livro assim tão rápido sendo o primeiro livro na jogada a ser lido. Você pergunta quem é quem e eles desconversam... Me arrependi de ter lido, não gosto de participar de "modinhas" e sim. Ele é livro de modinha, é um dos livros mais falados. Muita gente compra só por ter.

    ResponderExcluir
  3. Eu comprei esse livro em questão: A Culpa é Das Estrelas. Eu gostei. Mas só porque eu li, simplesmente todos ao meu redor quiseram ler também. Teve gente, que pegou o livro emprestado e disse que já tinha lido o livro todo. Uma grande mentira, pois essa pessoa nunca teria um lido um livro assim tão rápido sendo o primeiro livro na jogada a ser lido. Você pergunta quem é quem e eles desconversam... Me arrependi de ter lido, não gosto de participar de "modinhas" e sim. Ele é livro de modinha, é um dos livros mais falados. Muita gente compra só por ter.

    ResponderExcluir
  4. O problema do que é considerado modinha é que uma cambada de adolescentes que nunca encostaram em um livro até o ano de 2008, mais ou menos (ano que Crepúsculo surgiu), começaram a comprar livros porque pelo menos cinco colegas de escola tem. E repare, nunca tem títulos diferentes: é sempre Morte Súbita, Percy Jackson, A Culpa é das Estrelas dentre outros. Ou seja, compram os livrinhos para se mostrarem como podem para seus amigos. Parece que o livro agora perdeu a sua verdadeira função (entreter, ensinar, proporcionar momentos prazerosos) para virar um artigo de luxo do tipo se não tem, no caso leu, está por fora. E a galera vai atrás...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Parece que ler tal livro virou um requisito para ser "alguém"...

      Excluir

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -