Postado por: Maac Gouveia sexta-feira, 28 de junho de 2013



Poser é o xingamento do momento. Nas páginas do facebook sobre livros ou sobre filmes é muito essa palavrinha que a gente lê. Poser significa "uma pessoa que finge ser algo que ela não é" segundo a Wikipedia, ou seja, a pessoa finge ser fã de algo mesmo não conhecendo nada sobre, copia o vocabulário usual daquele fandom mesmo não entendo o significado e o valor que ele realmente possui. Enfim, acho que todo mundo sabe o que é ser poser, mas em que ponto é que você se torna um poser? Será que isso realmente existe? É isso que será discutido aqui.

Você só assistiu o filme e se acha fã. Blah. Isso é uma coisa que eu leio várias vezes e isso é tão... Chato. Será que se você assiste um filme você só poderá gostar dele e se denominar fã se ler o livro {caso seja uma adaptação}, ver a graphic novel, ler os outros livros do autor? Você não pode simplesmente ser fã apenas do filme? Sim, eu sei que muitos filmes não seguem à risca o que o livro traz {até por que são adaptações, não há nada de errado nisto}, mas se alguém gostou da história do filme não necessariamente gostará da do livro. Ou seja, gostar só de uma coisa não faz de você um poser.

Relacionado a esse primeiro ponto, temos outra fala bem usual: Viu o filme primeiro e só depois leu os livros, é poser. Qual o problema de alguém ver o filme, se interessar pela história e adentrar pelos livros? Eu mesmo fiz isso com Como Treinar o seu Dragão - mesmo não gostando da experiência. Particularmente não vejo problema em você gostar de algo e procurar mais sobre.

Se você não sabe tal coisa, você é poser. Outra coisa que eu acho terrivelmente chata. Você precisa ter memória de elefante para memorizar cada detalhe de cada cena para ser um fã? Claro que não! Ser fã de algo é você gostar tanto daquilo que dizer apenas que gosta já não é mais suficiente. Não há bem pré-requisitos para ser um fã.

Agora um pouco mais sobre o que seria ser poser, na minha humilde opinião... Não que eu goste dessas denominação, como já foi expressado aqui, mas há realmente aquelas pessoas que são levadas pela massa. Dizem "eu gosto disto" mas se alguém que saiba pergunta sobre o "isto" essa pessoa não saberá de muita coisa. Pra mim poser é quem realmente finge, seja para ser "pop", para se enquadrar, por qualquer motivo... E não só por que assistiu o filme, mas não leu os livros ou por que simplesmente não sabe de tudo.

E vocês? O que acham sobre essa história de poser? Já foram chamados disto ou então chamaram alguém? Expressem-se nos comentários!

{ 4 comentários... leia-os abaixo ecomente também! }

  1. Eu acho que é "poser" quem diz que gosta de alguma coisa só pra ser popular, ou pra conquistar alguém. Por exemplo, minha prima um dia disse que era mais fã de Harry Potter do que eu, eu perguntei quem eram os 3 personagens principais e ela só soube dizer o Harry. Isso é ser poser. Mas eu concordo com você no fato de que a pessoa pode ser fã só do filme ou só do livro, e se não souber cada detalhezinho e não decorar as falas, isso não é ser poser !

    ResponderExcluir
  2. Realmente, eu acho que quando uma pessoa é 'poser' quando se diz fã daquilo mesmo não gosto, ou se diz fã daquilo apenas para ser parte da galera. Realmente, tem fã que acha que se a pessoa não souber cada detalhe do ídolo é poser. Mas eu sempre fui fã de Twilight, e era meio impossível saber - e lembrar - de todos os detalhes de todos os atores e personagens da Saga. Enfim, eu acho é uma acusação muito dura.

    Beijos,
    www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  3. Oiê... gostei muito desse post, sobre a pessoa ser poser ou não sinceramente não ligo para isso... para mim é mais uma modinha que do mesmo jeito que veio vai embora rsrsrsr. Eu sigo os meus princípios... Já me chamaram disso, mas quer saber não ligo... eu sei de minhas convicções então para mim isso me já me basta... rsrsrs. Ahhh tem uma tag para você lá no meu blog... quando publicar me avise que eu quero ver as suas respostas... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/2013/06/tag-5-entrevista-coletiva.html

    ResponderExcluir
  4. Eu simplesmente não me importo com pessoas poser e não poser,
    acho que cada um faz o que quer, diz o quer... Se ele (a) é poser o problema é dele (a),
    não perco meu tempo rotulando as pessoas. Portando não aderi a essa expressão e nem a outras do tipo.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -