Postado por: Maac Gouveia sábado, 27 de outubro de 2012


Livro: Jogos Vorazes
Série: Jogos Vorazes
Editora: Editora Rocco
Autor: Suzanne Collins
Páginas: 397

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

O livro e a trilogia em si, estão um enorme sucesso literário e cinematográfico. Jogos Vorazes foi mais um desses que entrou na onda de fazer sucesso junto à um filme. No momento, apenas o primeiro filme que é baseado no primeiro livro, foi lançado, mas haverá ainda mais três. Já que o terceiro e último livro será dividido em dois filmes.
Li o livro bem antes de sair a notícia que viraria filme e me apaixonei desde então. O livro é uma distopia, que é romance futurístico situado principalmente numa sociedade opressora e controladora. No caso de Katniss, nossa protagonista, a sociedade onde vive se chama Panem. Onde outrora foi a América do Norte, agora havia esse país que dividia-se em treze distritos, inicialmente e atualmente na história, em doze.
A qualidade de vida ia diminuindo a cada distrito, sendo assim o último, o doze, o pior de todos eles. Cada um desses distritos, era obrigado a fornecer tudo que a Capital, capital de Panem, precisasse. Por isso, todos tinham uma função designada, entre energia, jóias, tecidos, comidas, carvão. Todas sustentavam a Capital fisicamente e também sentimentalmente, assim digamos. Como fruto de uma antiga revolução ocorrida no país, a Capital resolveu fazer um mecanismo onde mostrasse que eles ainda mandavam. E esse mecanismo foram os Jogos Vorazes. Consistia num reality show em que 12 casais - um menino e uma menina vindos de cada um dos distritos - lutavam para sua própria sobrevivência dentro da arena. Lutavam contra outros e contra si mesmo.
Eu simplesmente não imaginava que pudesse gostar tanto de distopias até que li esse maravilhoso livro. Suzanne escreve com tantos detalhes que não é possível você não sentir a emoção que ela passa. As cenas são bem narradas e você entende cada movimento, cada estratégia. Além de que os personagens são bem cativantes - Rue e Prim, por exemplo. É impossível também você não se por no local daqueles que estão lá. Talvez seja assim com as distopias. Você sempre pensa "E se acontecesse isso realmente? Se as coisas caminhassem até esse ponto?"
Li uma vez que Collins teve a ideia do livro quando estava em frente a uma televisão e mudava o canal. De reality shows a violência e então pensou que um dia, alguém poderia unir os dois. Tudo bem, talvez por várias pessoas dentro de um local para lutarem até a morte esteja longe de acontecer, mas muitas coisas como sociedades opressoras, dificuldades e diferenças sociais e luta pela liberdade, são sim vistas na sociedade atual.
Uma curiosidade. A história em si é baseada no mito do Minotauro, onde pessoas eram jogadas no labirinto a fim de serem comidas pelo monstro. Além dessa raiz grega, o nome do país, Panem, vem de um antigo regime romano chamado de Panem et circenses, que significava Pão e circo, onde eles davam comida enquanto as pessoas assistiam à lutas de gladiadores dentro de uma arena. Davam a diversão e também a comida ao povo. Talvez fosse até impossível ter uma situação como essa atualmente, mas e se?


{ 18 comentários... leia-os abaixo ecomente também! }

  1. Vi o seu recado no Skoob e pensei: porque não dar uma olhadinha no blog? E sinceramente, adorei a qualidade da resenha. Parabéns. Vou ler o livro agora com outros olhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iara

      Obrigado pelo elogio, é sempre bom recebê-los! Quanto ao livro, não se arrependerá.

      Excluir
  2. Nem me lembro mais o motivo de querer ler esse livro, mas vc falando a minha curiosidade aumentou mais ainda, gostei do post.

    Bjss

    http://blogbeyondbelief.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. tambem vi o seu recado no skoob, e a resenha ficou otima parabens.

    ResponderExcluir
  4. mto boa sua resenha. Vi seu recadinho no skoob. Tenho esse livro, mas ainda não peguei pra ler.
    O filme eu ja vi, mas estou terminando um outro livro e depois vou lê-lo.

    ResponderExcluir
  5. O blog é bom, vale a pena acompanhar, obrigado pela dica no Skoob
    - C.C.

    ResponderExcluir
  6. Recebi seu recado no Skoob e quando entrei no blog, amei! O design, as resenhas, a maneira como você escreve... Enfim, parabéns mesmo pelo blog maravilhoso (:

    ResponderExcluir
  7. Também vim parar aqui pelo recado no skoob.
    Já tinha lido os primeiros capítulos do livro numa livraria mas, sinceramente, depois da resenha me senti tentado a terminar a leitura.
    Enfim, parabéns pelo blog, já sigo. E se quiser dar uma olhada no "certas coisas invisíveis" será bem vindo :)
    abraço

    http://ocertascoisasinvisiveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Uau, que máximo. Adorei a resenha. Adorei o seu blog!!!
    Sempre estarei por aqui.

    ResponderExcluir
  9. Como muitas aqui vim aqui pelo seu recado do skoob e amei teu blog,amei messmo.
    Você disse se tivesse um blog você visitaria também hahahahhaha http://sentindomais.blogspot.com.br/
    bjão

    ResponderExcluir
  10. Ótima resenha, foi muito bem escrita. Acabei me interessando mais pelo livro, adorei c:

    ResponderExcluir
  11. Vi seu recado no Skoob parabéns pela resenha e pelo Blog!!!

    ResponderExcluir
  12. Vi seu recado no skoob e não me arrependi de ter vindo aqui no seu blog! Amei a resenha! Ta de parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Adorei seu blog. Parabéns.
    Amei a resenha, minha vontade de ler só aumentou.
    http://maisintimo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Já indiquei o seu blog para todos os meus amigos amantes de leitura Párabens

    ResponderExcluir

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -