Postado por: Maac Gouveia domingo, 28 de outubro de 2012



Hoje em dia os livros não são feitos visando apenas o comércio editorial. Eles querem ir mais longes. Querem que sejam lançados e vire filme, vire saga, campeão de bilheteria. Mas nem sempre é assim.

Não é sempre que faz sucesso. Já que quando se tira do papel para ir aos filmes, os roteiristas modificam muita coisa, o que acaba danificando o trabalho final. Um exemplo disso é Percy Jackson e O Ladrão de Raios. Na minha opinião, o filme fora um fracasso. Bem diferente do livro. Não na questão de que haviam cenas novas, mas na questão que cenas essenciais e personagens igualmente importantes, não apareceram.

Já um sucesso de bilheteria e famoso pelas adaptações é Harry Potter. A franquia fez muito sucesso, talvez porque o conteúdo do livro parece com o do filme e também pelo acompanhamento do crescimento dos atores e consequentemente o crescimento dos personagens. Coisa que não acontece em Percy. Já que o personagem principal, interpretado por Logan Lerman, no primeiro livro tem em torno de 12 anos e no filme parece ter bem mais... Uma peculiaridade também é a cor do cabelo de Annabeth. No livro sendo loiro e no filme retratado como moreno.

Talvez sejam apenas detalhes de fãs, mas como é uma adaptação deveria ser idêntica ou muito parecido com a sua obra original. Não devendo mudar as principais coisas. A presença do autor como sendo roteirista ou revisor, também pode ser importante, pois não deixa a obra se encaminhar para um lado que não deveria. 

Não é apenas das folhas às telonas que há obras adaptadas, mas sim o contrário também. Reforçando o que parece ser uma necessidade de que seja tudo adaptado, mostrado de outro ângulo. Talvez o apelo visual que as séries e filmes tragam sejam importantes para uma história, talvez não careça. E vocês o que acham da transformação de saga de livros em saga de livros e vice-versa? Expressem suas opiniões nos comentários! 

{ 1 comentários... leia-os abaixo e comente também! }

  1. Bom, eu sou suspeito para falar pois sou muito fã de Harry Potter desde que comecei a ler, e acho muito boas as adaptações cinematográficas (principalmente as duas partes de as Relíquias da Morte). Da mesma forma que achei péssimo o filme do Ladrão de Raios, com a personagem Annabeth ter sido "fundida" com a personalidade e aparência da Clarisse (tendo essa nem aparecido no filme), excluindo, é claro, outros infinitos devaneios decepcionantes.
    Creio que para Percy Jackson ter sucesso no cinema teria que ser refeito o primeiro filme e seguir a partir deste novo. Pois, tanto se seguir no nível que foi lançado, quanto se melhorar a partir desse, não ficará bom. (Não sei se me fiz entender kk)

    ResponderExcluir

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -