Postado por: Allana (: quinta-feira, 2 de abril de 2015


  Olá gente, hoje eu vim com mais uma tag que eu encontrei durante minhas visitas a outros blogs literários e da qual eu achei muito legal. A escolhida desta vez foi "Tag: Hambúrguer literário". Ela foi feita por um blog estadunidense e traduzido pela Karen, do blog Viajando na Estante.
  Ela consiste em montamos um maravilhoso hambúrguer em que cada ingrediente corresponderá a algum livro. Vamos lá!

O Ladrão de Raios1 - O primeiro item de um hambúrguer é o pão, ou, neste caso, um livro que faça parte de uma série amada.

Acho que vocês estão cansados de ver eu falar que foi Percy Jackson que me introduziu no mundo da leitura. Já li diversas outras séries ótimas, mas apesar disto, esta sempre terá um lugarzinho reservado no meu coração. Acho que nem preciso falar sobre o que a saga fala, pois é muito difícil encontrar atualmente alguém que já não tenha escutado falar dos livros ou filmes. Até amando a série, eu ainda não tenho o último livro dela porque fui le-lo em pdf e no final acabei não comprando o físico, mas prometo que até o fim deste ano mudo isto.

Silo2 - Depois do pão, vem o ingrediente principal do hambúrguer: a carne, que deve ser um livro já lido e apreciado, com mais de 400 páginas.
Silo é o primeiro livro da trilogia de uma distopia que já ganhou o meu coração. Ele apresenta 512 páginas, mas o leitor ao começar sua leitura nem vai se dar conta disto, pois o enredo flui de um modo tão envolvente. A resenha dele já foi postado no blog e você pode ler ao clicar aqui. Na turnê da intrínseca, a editora disse que o segundo volume será lançado ainda neste semestre. Muito ansiosa, visto que nele saberemos acontecimentos anteriores aos contatos no primeiro volume.

3 - Os próximos ingredientes são 1 fatia de queijo e 1 folha de alface, ou seja, 2 livros finos (menos de 200 páginas) - um que tenha lido e gostado e um que ainda pretende ler.
A Revolução dos Bichos
Noite na TavernaEsta foi difícil porque quase eu não encontrava livros que eu já li com menos de 200 páginas. Felizmente, encontrei um e que eu gostei muito. Noite na Taverna de Álvares de Azevedo não foi um livro indicado pelo meu colégio, entretanto quando eu estava estudando a segunda fase do romantismo eu me interessei pelo autor e decidir ler algo dele. Álvares morreu ainda jovem com apenas 20 anos. A sua obra Noite na Taverna, apresenta uma carga bem mórbida e com a presença de momentos de loucura, necrofilia, traição dentre outros temas. Não é algo que eu sinceramente recomendo a todos os leitores, pois uma boa parcela ira se chocar com ele.
Também foi complicado encontrar um que eu queria ler e tivesse poucas páginas. Este ano estou na fase de querer ler uns livros clássicos, infelizmente estou sem tempo nem para ler os que tenho aqui, mas tudo bem. A Revolução dos Bichos de George Orwell tem 152 páginas, mas até tendo sido publicado em 1945, até hoje é considerado uma das melhores distópicas já escritas.
Lua Nova
4 - Outro ingrediente essencial é o tomate, uma fatia bem cortada. Aqui devemos escolher um livro que tenha entre 200 e 400 páginas e que tenha sido lido e adorado ou odiado.
Neste eu quis fugir de sempre escolher um livro que eu gostei, então desta vez será um que aconteceu o contrario. Lua Nova de Stephenie Meyer eu peguei emprestado de uma colega minha que é muito fã da saga. Eu também peguei Crepúsculo com ela e foi uma leitura até que normal, no entanto o segundo volume da série foi um desafio termina-lo. Acho que só conseguir mesmo porque não sou de abandonar livro. Antes que venham me jogar pedras, eu já assistir todos os filmes da série e minha opinião em relação a eles é que são filmes normais, nem maravilhosos nem terríveis. 
O Atlas Esmeralda5 - Para dar um toque especial, o molho, isto é, um livro lido que você achou que ia adorar e odiou, ou um livro que achou que fosse odiar e amou.
Após ter feito a compra de O Atlas Esmeralda, eu me peguei querendo voltar ao tempo e desfazer a compra porque foi uma de impulso por causa do preço baixo. Depois de enrolar muito, comecei a leitura dele e percebi como foi uma ótima compra. Eu simplesmente amei este livro que até entrou na minha lista de favoritos. Eu já fiz a resenha dele e você pode conferir clicando aqui e Maac também o resenhou e para ler a dele você clica aqui.
6 - Por fim, é hora de colocar outra fatia de pão e terminar a montagem do lanche. Então temos que escolher o livro de uma série cujo lançamento dos últimos livros gere certo temor.
Outra coisa que tenho a certeza que vocês não aguentam mais é eu sempre citar que estou super louca para ler logo a continuação de A Dança dos Dragões. Apenas esperando que George R.R. Martin tenha a piedade de acelerar o lançamento deste sexto volume, pois meu coração não suporta mais ter que esperar um ano.

{ 2 comentários... leia-os abaixo ecomente também! }

  1. Noite na taverna é talvez o meu livro da vida, conheci o também quando estudava sobre o romanstismo, a persistência da professora de literatura me fez interessar pela leitura dessa obra grandiosa que Álvares escreveu, os diálogos e os personagens são os melhores da literatura romântica brasileira, mas não comparando-a com a literatura romântica alemã. Enfim, e em relação a saga crepúsculo tenho o mesmo sensação que a sua, não acho o filme e os livros péssimos pois o cenário que criado por Meyer foi surpreendente para mim e quanto aos filmes, por apresentar cenários e trilha sonoras fantásticas. Ótima tag por sinal.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Como não amar a serie Percy Jackson? Amei o primeiro livro, o segundo e depois não gostei tanto do terceiro, mas o quarto salvou a serie e mal posso esperar para ler o último.
    A Revolução dos Bichos é um livro que quero MUITO e que está nas minhas metas para esse ano, pretendo comprar e ler em breve.
    Atlas Esmeralda parece ser muito legal, fiquei curiosa.

    Beijos!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -