Postado por: Maac Gouveia quinta-feira, 5 de março de 2015


Hum... Não é que realmente possamos sentir o gosto dos livros, mas é realmente uma delícia devorá-los. Sabe quando te dá aquela onda de vontade e você não consegue largar o livro, ansiando pelo que encontrará na página que vem? É por que o livro é tão maravilhoso que você simplesmente vicia. Você até tenta ler devagar, mas a fome é maior e você acaba lendo tudo aquilo em segundos. Nessa coluna do blog, iremos te dar dicas para que você conheça novos livros ou conheça melhor alguns para que possam mascar eles, tal como fossem um chiclete, saboreando cada página, cada linha, cada parágrafo. O sabor de hoje é bem mitológico: fadas.

Nós já fizemos até mesmo de mitologia e de bruxaria, sereias, anjos, mas ainda não havíamos feito de fadas. Então para presentear os fãs desses seres faremos esta lista com livros desta temática. Vamos começar então com os livros de Carolina Munhóz, representante nacional deste tema. A Fada conta a história de Melanie Aine que aos 18 anos perde o pai, ganha uma estranha tatuagem e a descoberta que não era um ser humano. Ela vê agora uma Londres totalmente diferente e fantástica por baixo da névoa e misticidade que trará uma reviravolta para sua vida. Feérica conta a história de Violet Lashian que sempre sonhou em se tornar famosa em seu mundo... Mas como as fadas de onde vem, Ablach, prezam a padronização, ela vai se aventurar em Hollywood ganhando fama, dinheiro e sucesso instantâneos. Mas até quando ela conseguirá esconder o que realmente é? E o que acontecerá quando isso for revelado? E por fim temos O Inverno das Fadas... Aqueles cantores com vozes divinas, escritores que conseguem perdurar após muito tempo, não recebem sua inspiração e dons do nada... Existe uma explicação. Sophia é uma Leanan Sídhe, uma fada-amante, musa para humanos talentosos. Ela é capaz de inspirar humanos a escreverem hits ou best-sellers, dar o poder para que alguém se torne um verdadeiro ícone. Ao mesmo tempo que se aproveita da energia do escolhido causando loucura e até morte...

  

Em Asas, de Aprilynne Pike, primeiro livro da série Fadas, conhecemos mais sobre Laurel. Ela foi encontrada na porta da casa dos pais adotivos e sempre estudou com a mãe. Agora com quinze anos, após se mudar para uma nova cidade e se matricular numa nova escola, sua vida começa a mudar completamente. Ela, desde sempre solitária, arranja um novo grupo de amigos e um admirador apaixonado, David. Seria tudo perfeito se ela não tivesse um grande e perigoso segredo: Ela pode até parecer uma garota comum, mas ela não é. Ela é uma fada e tem a missão de proteger o portal de Avalon.



Também temos O Rei do Ferro, de Julie Kagawa, da série Os Encantados de Ferro, um livro a la Shakespeare. Meghan sempre soube que era diferente desde que viu o pai sumir quando tinha seis anos e nunca conseguia se adaptar nas escolas nem em casa. Quando um desconhecido sombrio começa a observá-la e o amigo brincalhão se torna mais superprotetor, ela sente que tudo que conhece está prestes a mudar... Mas ela nunca poderia imaginar a verdade: ela é filha de um mítico rei das fadas e peça importante numa guerra mortal.

O próximo da lista é Terrível Encanto, de Melissa Marr, da série Wicked Lovely. Desde pequena, Aislinn possui um dom especial – a Visão, que permite que ela perceba os seres encantados que circulam entre os humanos, invisíveis para a maioria dos mortais. Mas, ao contrário do que as histórias infantis sugerem, as fadas podem ser extremamente perversas e egoístas, a ponto de machucarem as pessoas de propósito. Aislinn mora na decadente cidade de Huntsdale, nos Estados Unidos e sempre viveu pautada por três normas básicas. Regra número 3: não encare as criaturas invisíveis. Regra número 2: não responda a criaturas mágicas invisíveis. Rega número 1: nunca desperte a atenção dos seres mágicos. Mas, mesmo com todos os seus cuidados, Ash, como a jovem também é conhecida, quebra todas as regras num mesmo dia ao ser descoberta por Keenan, o Rei do Verão. Há nove séculos, o deslumbrante rei procura por aquela que será a sua rainha, a Rainha do Verão. Apesar de todo seu horror ao mundo das fadas, Aislinn sente-se cada vez mais atraída pelo universo fantástico a sua volta, ainda que isso coloque sua vida em risco. No meio desses seres encantados e poderosos, Aislinn quer apenas ter uma vida normal, mas será que ela conseguirá fugir de um destino para o qual parece não haver escapatória? E se falhar... o que virá depois. 
Temos também Fadas de Dreamdark, de Laini Taylor, mesma escritora da série Feita de Fumaça e Osso. Magpie Windwitch, neta do Vento Oeste, não é como as outras fadas. Enquanto a maior parte de seu povo vive em uma reclusão tranquila nas profundezas de suas florestas, demônios libertos estão rastejando novamente pelo mundo depois de milênios aprisionados, e Magpie é a única que os enfrenta. Com seu fiel clã de corvos, ela viaja pelo mundo caçando os estorvos sedentos por sangue, assim como sua heroina, Bellatrix, fazia há 25.000 anos. Essa caçada a levará de volta à grande floresta de Dreamdark, um lugar de lendas e Djinns, imps e ardilosos guerreiros tatuados, onde ela deve desvendar o segredo do maior inimigo que seu povo já conhecera. Será a determinação de uma pequena fada o suficiente para derrotar a escuridão impenetrável que ameaça desfazer o mundo?




E outra série sobre fadas é Glimmerglass, de Jenna Black, da série Faeriewalker. Dana Hathaway ainda não sabe, mas vai acabar se metendo em apuros quando decide que é a hora de fugir de casa para encontrar seu misterioso pai na cidade de Avalon: o único lugar na Terra onde o mundo real e o mágico se cruzam. No entanto, assim que Dana põe os pés em Avalon, tudo começa a dar errado, pois ela não é uma adolescente comum – ela é uma faeriewalker, um indivíduo raro que pode viajar entre os dois mundos e a única pessoa que pode levar magia ao mundo humano e tecnologia a cidade de Faerie. Não demora muito e Dana envolve-se no jogo implacável da política do mundo da magia. Alguém está tentando matá-la, e todos parecem querer alguma coisa dela, desde seus novos amigos e da família até Ethan, o lindo garoto com poderes fantásticos com quem Dana acha que nunca terá uma chance… Até ter uma. Presa entre esses dois mundos, Dana não sabe bem onde se encaixa ou em quem pode confiar, muito menos se sua vida um dia voltará a ser normal.

Além das indicações citadas acima também tenho outras como Tithe, de Holly Black, da série "Fadas Modernas e Ousadas", mas você pode conhecer a autora por Gata Branca ou O Desafio do Ferro ou Decepção da Rainha das Fadas, de Maggie Stiefvater. Também há livros que ainda não foram lançados aqui no Brasil como Need, de Carrie Jones e Knife, de R. J. Anderson, da série Faerie Rebels... Outros livros também tem fadas, porém com menos enfoque como o primeiro volume de Artemis Fowl, de Eoin Colfer, A Filha do Pastor das Árvores, de Gillian Summers, A Dança da Floresta, de Juliet Marillier, etc.
Gostou? Achou que faltou algum livro? Comenta aí então e dê suas dicas!

Expresse-se! Deixe um comentário.

Receba os posts | Receba os comentários

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -