Postado por: Maac Gouveia quarta-feira, 13 de agosto de 2014



Hum... Não é que realmente possamos sentir o gosto dos livros, mas é realmente uma delícia devorá-los. Sabe quando te dá aquela onda de vontade e você não consegue largar o livro, ansiando pelo que encontrará na página que vem? É por que o livro é tão maravilhoso que você simplesmente vicia. Você até tenta ler devagar, mas a fome é maior e você acaba lendo tudo aquilo em segundos. Nessa coluna do blog, iremos te dar dicas para que você conheça novos livros ou conheça melhor alguns para que possam mascar eles, tal como fossem um chiclete, saboreando cada página, cada linha, cada parágrafo. O sabor de hoje é bem malévolo: bruxaria!


Esse não é o Masque Livro #13 {O #13 foi justamente sobre livros sobre treze. Estranho, né? Veja aqui.} mas será postado num dia treze... E todos sabem o quanto o dia treze é supersticioso, cabalístico e conspiratório, então nada mais apropriado do que um tema "macabro" como bruxos e bruxas e feiticeiros. Mostraremos uma lista de livros com esse tema desde os mais contemporâneos até os mais realmente puxados para o lago negro da força. Começaremos a lista então com Harry Potter. A maioria das pessoas devem conhecer esse bruxinho, seja pelos seus filmes ou pelos seus livros, então esta é uma série que dispensa apresentações. Representante da infância e também do precursor da leitura de muita gente, os livros de J. K. Rowling mostra ao mundo Hogwarts, a Escola de Magia e Bruxaria.

Outro livro de Bruxas, dessa vez sem uma temática muito juvenil, temos A Hora das Bruxas, de Anne Rice. Você talvez a conheça dos seus romances vampirescos, como Entrevista com o vampiro, mas ela também escreve sobre bruxas. Esse livro é o primeiro da saga "Bruxas Mayfair". Nele é narrada a saga de uma família que em quatro séculos vive entre feitiçaria e forças ocultas. A família Mayfair, é o ponto central de uma dinastia de bruxos, que cresceu e prosperou dedicando-se à magia negra. Entre os Mayfair, convive-se pacificamente com o incesto, os assassinatos e com o espírito meio divindade celta, meio demônio, chamado Lasher. O romance se desenrola cronologicamente para a frente e para trás, passando por Nova Orleans e São Francisco atuais e deslocando-se até o Haiti ou a um castelo na França de Luis XIV. {Vocês viram de primeira que tinha uma cobra? Passei muito tempo sem perceber, enfim}

Outra série de bruxas com uma temática também adolescente, mas com um enfoque diferente do que Harry Potter, por exemplo, é a série Wicked, com o primeiro livro intitulado BruxariaDepois de perder os pais num terrível acidente, Holly Cather deixa São Francisco para viver em Seattle com sua tia e as duas primas gêmeas, Amanda e Nicole. Aos poucos, porém, coisas estranhas começam a acontecer ao seu redor. O que Holly não sabe é que ela e suas primas parecem possuir um estranho legado em comum, e estão prestes a penetrar num mundo sombrio de bruxas, segredos e perigosas alianças ancestrais que as levarão numa jornada surpreendente.

O próximo, propositalmente, também é da Rocco. {Vocês viram como eles gostam de uma feitiçaria? Eles tem outros livros além dos que vamos citar.} A Descoberta das Bruxas, da Trilogia das Almas. Este também com uma roupagem mais adulta conta a história da professora Diana Bishop foi convencida pelo medo de que é melhor ser humana do que bruxa. Mas quando descobre um antigo manuscrito com a origem de espécies sobrenaturais, fica muito próxima do mundo do qual sempre fugiu. Demônios e vampiros passam a cruzar seu caminho, e o instinto de sobrevivência dessas criaturas faz Diana ser uma presa vulnerável. Até que ela seja capaz de dominar os próprios dons e usar seus poderes.


Hex Hall também fala sobre magia, bruxas, feiticeiras e afins. E também tem uma escola, a Hecate Hall, ou carinhosamente chamada de Hex Hall, que nomeia a saga. Há 3 anos, Sophie descobriu que não é uma menina como as outras. Ela é uma bruxa e, até agora, isso só lhe trouxe alguns... arranhões! Sua mãe fez tudo o que pôde para ajudar: leu o que conseguiu encontrar sobre bruxas, fadas e magia; procurando consultar o pai ausente de Sophie — um poderoso feiticeiro europeu — só quando necessário. Até que a menina atrai atenção além da conta depois de um feitiço de amor poderoso demais... E é seu pai que define a sentença: Sophie deve ir para Hex Hall, um reformatório afastado de tudo e de todos que está sempre de portas abertas para receber qualquer “prodígio” que saia da linha — ou seja, além de bruxas como Sophie, fadas, metamorfos etc. E a tendência de Sophie para encrencas não decepciona. Já no fim do primeiro dia, ela acumula problemas. Isso não é tudo, e Sophie precisa se preparar. Uma antiga sociedade secreta determinada a destruir todos os prodígios, inclusive e principalmente ela, parece estar mais próxima do que nunca de Hex Hall. Sophie terá de descobrir, do que sua magia é capaz e, sobretudo, suas origens e quem ela é de verdade.


Vocês estão cansados de feitiços? Pois nós ainda temos duas séries de livro para mostrar a vocês! A primeira é Círculo Secreto, que até virou uma série televisiva.  história começa quando Cassie se muda da Califórnia para New Salem, depois de passar as férias em Cape Cod, e começa a se sentir estranhamente atraída pelo grupo de jovens que domina sua nova escola. Cassie logo é iniciada no Círculo Secreto, uma irmandade de bruxas que controla a cidade há séculos, numa aventura ao mesmo tempo fascinante e mortal. Ao se apaixonar pelo sombrio Adam, será preciso escolher entre resistir à tentação ou lutar contra forças obscuras para conseguir o que deseja - mesmo que um simples passo em falso possa significar a sua destruição.

E por último, mas não menos importante, Bruxos e Bruxas (ATENÇÃO: Vocês tão sabendo que está rolando uma promoção desse livro aqui no blog? Para concorrer basta ir nesse link e seguir as instruções.) da série homônima. Em pleno século XXI, os irmãos Allgood, With e Whisty são arrancados de sua casa no meio da noite e jogados na prisão, acusados de bruxaria. Vários outros jovens como eles foram sequestrados, presos e outros desapareceram. Tudo isso acontece porque o mundo foi comandado por um novo governo "Nova Ordem", que acredita que todos os menores de dezoito anos são suspeitos e que praticam bruxaria. Quem comanda a N.O é O Único Que É O Único, e seu objetivo é tirar tudo que faz parte da vida de um adolescente normal, livros, música, arte, comandar o mundo e desvendar todos os segredos da magia. Qualquer forma de protesto contra a N.O será punida com muita rigidez e tortura, até que a pessoa possa completar dezoito anos, e assim ser condenado a morte. A missão dos irmãos Allgood é livrar o mundo desse novo regime e resgatar seus pais desaparecidos. Mas será que eles conseguirão enfrentar a Nova Ordem, salvar todos dessa tortura e encontrar seus pais?

Esse post foi um prato cheio para aqueles que gostam de romances sobrenaturais, não? E ainda tem MUITO mais livros de bruxaria e feitiçaria. Um que eu até colocaria, mas acho que a lista já está grandinha demais seria Dezesseis Luas... Mas se vocês gostarem desse tema, quem sabe teremos uma parte dois de livros de feiticeiros? (E, claro, não esqueçam de participar da promoção de Bruxos e Bruxas que está ativa no blog)

Expresse-se! Deixe um comentário.

Receba os posts | Receba os comentários

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -