Postado por: Maac Gouveia terça-feira, 1 de julho de 2014


01 de julho de 2014
17:00 - Arena Fonte Nova, Salvador
Bélgica vs. Estados Unidos

Clique aqui para ver as outras postagens da coluna.

Oitavas de final do campeonato de futebol mais importante do planeta... A Copa do Mundo FIFA 2014 é no nosso país, o Brasil, e apesar das polêmicas, é tempo de festa, competição e também leitura, por quê não? E por isso vamos acompanhar a partir de agora esses jogos da copa indicando livros ou autores dos países restantes. Pois assim como a Copa é multicultural, devemos ter uma prateleira diversificada com uma mistura de gêneros e de países!

De um lado, uma literatura que eu não conheço muito, a literatura belga, do outro, uma que eu - e provavelmente muitos de vocês - consomem massivamente. Talvez até mais, infelizmente, do que consumimos literatura nacional... Mas isso é uma outra história. Hoje quem duela é Medo e Submissão, de Amélie Nothomb e On The Road - Pé na estrada, de Jack Kerouac.

Amélie Nothomb nasceu no Japão onde o pai foi embaixador - Mas ainda sim é belga, tá gente? Afinal de contas, quem joga hoje é Bélgica, não Japão. - e por isso tem uma boa experiência com a cultura e a vida japonesa, tanto é que nesse romance autobiográfico conta uma de suas experiências no mundo corporativo oriental. É um romance irônico que compartilha esse olhar de como ao estagia um ano numa empresa japonesa, uma mulher sofre humilhações por ser mulher e ocidental.

Já Jack Kerouac e sua obra On the road foi o precursor de um fortíssimo movimento jovem nos anos 60, a tão conhecida geração beat. Lançado pela primeira vez em 1967, o livro fazia a garotada colocar a mochila nas costas e botar o pé na estrada, como diria o título em português. Um romance também praticamente autobiográfico conta a história de Sal Paradise (Jack Kerouac) e Dean Moriarty (Neal Cassidy) que cruzam os Estados Unidos até o México de carro numa viagem - que pouco a pouco se transforma numa busca espiritual - com tudo o que os jovens sonharam um dia em fazer: uma viagem repleta de garotas, bebidas e acima de tudo, liberdade.

 

E com dois romances autobiográficos - um de uma mulher que enfrenta os dilemas de ser ocidental numa corporação ocidental e o outro que representa o sonho de uma geração - fechamos a parte de oitavas de final da nossa Copa Literária. Agora só 4 de julho com Brasil e Colômbia que voltaremos com os posts da Copa Literária nas quartas de final. Agora continuem com a nossa programação normal. E vamos para os comerciais, até dia 4!

{ 2 comentários... leia-os abaixo ecomente também! }

  1. Olá!
    Gostei muito desse seu projeto de divulgar a literatura dos países participantes da Copa :D
    Meu conhecimento é limitado (quando existente) quanto às obras de vários países, então é bom encontrar posts como esse!
    Parabéns!

    http://chadassete.blogspot.com.br/

    http://chadassete.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. wowww! Que postagem bacana! Sem dúvida a mais bacana com a temática copa do mundo que vi até agora.
    Parabéns pela criatividade!

    Beijos
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -