Postado por: Allana (: quarta-feira, 30 de abril de 2014

Os Homens Que Não Amavam As MulheresLivro: Os homens que não amavam as mulheres
Editora: Companhia das letras
Autor: Stieg Larsson
Páginas: 552

Sinopse: Os homens que não amavam as mulheres é um enigma a portas fechadas - passa-se na circunvizinhança de uma ilha. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o veelho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada. E que um Vanger a matou.

Quase quarenta anos depois o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, preocupa-se com a crise de credibilidade que atinge sua revista, a Millennium. Henrik lhe oferece proteção para a Millennium e provas contra Wennerström, se o jornalista consentir em investigar o assassinato de Harriet. Mikael descobre que suas inquirições não são bem-vindas pela família Vanger. E que muitos querem vê-lo pelas costas. De preferência, morto. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados - de preferência, os mais sórdidos -, ele logo percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet. E segue até muito depois.... até um momento presente, desconfortavelmente presente

     *--* Vocês não imaginam a minha felicidade quando vi cada um dos três livros desta trilogia por R$ 10,00 na submarino. Comprei sem pensar duas vezes, no entanto na época eu estava lendo os livros da série Cronicas de Gelo e Fogo e depois de termina-los eu simplesmente joguei outros livros na frente da trilogia. Só fui ter consciência da loucura que eu cometi um tempo depois e na mesma hora coloquei o primeiro livro da trilogia ( Os homens que não amavam as mulheres ) como o próximo na lista de leitura.
   
   O livro apresenta dois protagonistas: Mikael Blomkvist que é um jornalista investigativo que recentemente foi condenado por difamação por um empresário de sucesso e por causa disto preferiu se afastar do cargo de diretor de redação de sua revista Millennium, e Lisbeth Salander que é uma garota fechada, complexa e antissocial que trabalha como investigadora informal para uma empresa.  

  Com a trama girando em torno do desaparecimento de Harriet, sobrinha de Henrik Vanger, que após quarenta anos do ocorrido o que aconteceu ainda é um enigma e isso atormenta Henrik que já fez de tudo para conseguir respostas e agora com uma idade já avançada ele tenta sua última tentativa ao contratar Mikael para tentar resolver este enigma com a desculpa que ele como um jornalista investigativo pode encontrar alguma pista que passou despercebida pela polícia e por ele durante várias décadas. 

   Durante esta investigação,  as histórias de Mikael e Lisbeth se cruzam e eu posso afirmar que depois desse encontro a trama ganha um folego que considero o responsável por fazer esta trilogia fazer tanto sucesso. Em relação ao personagem de Elizabeth, não tem como não amar ela que apresenta um comportamento, ideologia e força que contradiz sua aparência física que juntando tudo a torna única e com certeza a melhor personagem da narrativa.

  Considero que a magia do livro esteja que no começo achamos que seria uma investigação normal que não levaria em nada, mas que ao desenrolar da trama percebemos que estamos no meio de algo maior e isso provoca uma espécie de dependência do leitor com o livro em querer saber o que mais a narrativa esconde. Tenho que admitir que por ser um livro com muitas páginas e algo meio obvio que você encontrar passagens monótonas que ira diminuir o ritmo da leitura.

  Apresentando um tema que eu considero atemporal, a narrativa contém partes fortes que podem assustar alguns leitores, entretanto apesar disto eu recomendo para quem gosta de tramas mais investigativas e que querem uma leitura mais adulta. Terminei querendo saber o futuro da dupla Mikael e Lisbeth e triste por saber que o autor não conseguiu concluir tudo o que planejava para eles por causa de sua morte.


Expresse-se! Deixe um comentário.

Receba os posts | Receba os comentários

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -