Postado por: Allana (: segunda-feira, 17 de março de 2014



Livro: O Atlas Esmeralda
Série: Os Livros do Principio
Editora: Suma de Letras
Autor: John Stephens
Páginas: 296


Sinopse: Há dez anos, numa noite de inverno, os irmãos Kate, Michael e Emma foram tirados de suas camas às pressas, perseguidos por criaturas estranhas e levados para longe de seus pais, os quais nunca mais viram. Desde então, os três passaram todo esse tempo vivendo em vários orfanatos sem saber o que de fato aconteceu naquela noite. Kate, a mais velha, é a única que tem lembranças dos pais, a quem jurou proteger seus irmãos a todo custo até que a família estivesse reunida novamente; Michael, o do meio, adora o mundo dos livros e histórias de magia e é sempre alvo de implicância dos garotos mais velhos; e Emma, a mais nova, é uma verdadeira encrenqueira, mas de grande coração. Quando chegam a uma mansão abandonada, os irmãos encontram um atlas encantado que os faz viajar no tempo e os leva para uma terra habitada por gigantes, anões, lobos famintos, crianças prisioneiras e uma condessa que é a fonte de todo o Mal. Assim, as crianças que apenas buscavam o paradeiro de seus pais acabam tendo que salvar o mundo.

     Sabe aquela sensação de arrependimento por não ter feito uma coisa antes? Então, foi o que eu tive ao começar a ler este livro e me arrependi de não ter feito isto antes.
     
      O livro conta sobre três irmãos: Kate, Michael e Emma que na véspera de natal foram tirados da sua família e levados para um orfanato, tudo isso com o consentimento dos país que os estavam protegendo de algo que não foi revelado. Depois de dez anos após os acontecimentos, os irmãos que já viveram em vários orfanatos ainda acreditam que os país voltaram para busca-lo já que foi uma promessa feita por eles, são transferidos para um orfanato em Cambrigde Falls que é administrado pelo Dr. Pym. E é em Cambrigde Falls que terão suas vidas transformadas ao descobrirem um livro mágico que os levam para o passado.

    Como um bom livro de fantasia, neste encontramos um mundo de magia, com anões, feiticeiros e mistérios. Apesar dos clichês que sempre aparecem nos livros desta temática e a inevitável comparação com outras séries, como por exemplo a parte de três irmãos "órfãos" me lembrou  a série Desventuras em Série e a Condessa me lembrou a Feiticeira Branca de Nárnia, John conseguiu trazer uma narrativa agradável, cativante e viciante.
   
       Essas características se deve uma grande parte por causa dos personagens, tanto os principais como os secundários. O meu personagem favorito foi Gabriel que é um gigante que salvou os três jovens de uma situação que não irei revelar para não dar muito spoiler e que achei super linda a amizade dele com Emma ao decorrer da trama. Outra parte que eu achei legal foi a relação de Michael com os anões, eu rir das vezes que eles falavam mal dos elfos e era impossível não lembrar de Legolas. Já em relação a Kate, eu gostei dela, mas as características marcantes dos outros irmãos meio que a ofuscaram ao meu ver.

      Só quando terminei o livro fui perceber que ele se trata de uma trilogia (ao meu ver deve ser um para cada irmão) e isso me deixou mais curiosa ainda para saber o que acontece com os irmãos. Tenho que citar a linda ilustração da capa que ajudou a complementar essa atmosfera de aventura. O Atlas de esmeralda certamente é uma obra que merece ser lida por qualquer idade apesar do seu foco no público infanto-juvenil. Uma obra leve, gostosa e envolvente, ela vai conseguir levar o leitor a cada página a esse caminho misterioso que o atlas percorre.


Expresse-se! Deixe um comentário.

Receba os posts | Receba os comentários

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -