Postado por: Maac Gouveia quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014


Livro: Feita de Fumaça e Osso
Série: Feita de Fumaça e Osso
Editora: Intrínseca
Autor: Laini Taylor
Páginas: 384

Resenha: Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu.Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo. E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo. O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho. Um romance moderno e arrebatador, em que batalhas épicas e um amor proibido unem-se na esperança de um mundo refeito.

Um mundo totalmente novo, o Outro lugar, onde quimeras - feras, monstros que são fusões de humanos e animais - e anjos travam uma luta milenar é o que Karou acaba descobrindo. Ela sabia que nunca fora uma garota normal. E seus cabelos azuis não eram a única prova disso... Suas palmas são marcadas com hamsás, uma espécie de olho, e seu corpo é repleto de tatuagens mágicas, como as que entornam seus pulsos dizendo História Verídica. Órfã, passou a sua infância numa loja em que um demônio guardava dentes, mas nada sabe sobre sua real história. E um sentimento de vazio perpetua dentro dela... Parece que algo está fora do lugar, está errado. Até que ela conhece Akiva.
Primeiro o que eles sentem são um completo ódio, uma vontade de um matar o outro... Mas algo os impede de se matarem. É algo estranho, porém parece estar totalmente certo fazer aquilo. Mesmo que sejam inimigos, ficarem juntos parece ser a coisa que deve ser feita. Depois de muitos segredos e reviravoltas, Karou, a estudante praticamente normal do Liceu de Arte em Praga, e Akiva, querubim das asas de fogo e olhos de um laranja crepitante, constroem uma história envolvente sobre destino, esperança e a busca por completude.
Laini Taylor conseguiu criar uma nova dimensão. Loramendi, Astrae, Bullfinch... Tudo é tão bem construído que poderia ser verdade. Dá para perceber o carinho com que o livro foi feito e planejado e isso me encantou realmente. Suas histórias são tão plausíveis e palpáveis que se entrelaçam corretamente; passado e presente parecendo estar conectados. A narrativa é boa, fluida e você realmente fica querendo saber o que acontece. Os segredos, que são revelados aos poucos, quase nos matam de suspense. A magia que envolve os desejos - scuppy, shing, lucknow, gavriel e bruxis - é muito bem construída e não parece haver nada fora do lugar na história em si.
Na história ainda temos um pequeno tour por Praga e algumas cidades como Marrakech, no Marrocos... Mas vamos agora falar dos personagens. Cada um parece ter sua personalidade definida muito claramente e são ótimos desde os coadjuvantes até os mais principais... Brimstone, Issa, Thiago, Zuzana, Liraz e óbvio, Akiva e Karou. Akiva é aquele mocinho perturbado e lindo de morrer - aquela parte clichê do bom ser belo e tal - mas que esconde muita dor em sua história. Já Karou é aquela mocinha destemida que sabe muito bem se virar sozinha. Levar tiros, tomar chá com um lunático em Jemaa El-Fna e fazer missões pelo mundo sem ao menos saber o porquê é com ela mesma. Cheia de atitude e estilo, é daquele tipo de personagem que você quer ver o melhor acontecer com ela.
Porém, mesmo com tanta genialidade na história e tanta destreza ao contá-la, o livro não me agradou tanto por um simples detalhe. E não, não foi o romance clichê de amor proibido. Mas sim uma transição que houve do meio para o fim do livro - sem muitos detalhes para não acabar saindo um spoiler daqueles - e que me parecia que eu tinha sido transportado para outro livro, outra coisa, meio que do nada. Deixando eventos anteriores, que eu achava que seriam resolvidos naquele livro, para depois. É claro que a explicação é plausível, bem plausível e interessante aliás, mas foi algo que me fez estranhar um pouco.
De qualquer forma, o livro é ótimo e a escrita de Laini é bem simpática. A história é fantasiosa e diferente de qualquer coisa que eu já tenha lido. Não pensei em nenhum livro parecido enquanto lia este. Se você é daqueles que se atraem pela capa - e a capa desse é bem legal - não vai se arrepender ao ler esta história. Dias de sangue e estrelas é sua continuação e promete também ser super interessante! Estou quase querendo usar um gavriel para que possa ter logo o resto da saga...

{ 2 comentários... leia-os abaixo ecomente também! }

  1. Primeiro: desculpa por ter ficado tanto tempo off por aí, eu tinha um artigo que consumia, além do tempo, minha vida. Por isso, desculpe!
    Segundo: que resenha "badass", gostei demais dessa resenha e quero ler MUUUUITO esse livro, já tenho ele na estante já faz um tempinho!

    Até mais
    Otávio Braga || bookolicos.com

    ResponderExcluir
  2. Geralmente, também não gosto quando a narrativa muda abruptamente e sou transportada para outro lugar, para outra história. Sabe, quando quebra a linearidade para contar algo que aconteceu no passado. Porém, nesse livro em específico, não fiquei frustrada; pelo contrário, eu adorei. Sem falar que é muito necessário para explicar o que é a Karou e outras coisas...
    Ótima resenha!
    2surrealistas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -