Postado por: Allana (: segunda-feira, 27 de janeiro de 2014


Garotas de VidroLivro: Garotas de Vidro
Editora: Novo Conceito
Autor: Laurie Halse Anderson
Páginas: 272


Sinopse: Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer. O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos. Ao negar seu problema, Lia impõe a si mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seu desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir. Agora, Lia precisa encontrar um modo de lidar com todos os seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles. Garotas de Vidro é uma história intoxicante sobre a autorrepugnância e a busca pela identidade. Neste livro, Laure Halse anderson aborda de modo realista a dolorosa condição de jovens que sofrem de transtornos alimentares e sua complicada relação com o espelho e consigo mesmos. 


   Lembro que antes de comprar este livro, vi em alguma resenha no skoob uma leitora dizendo que ele era forte e intenso e isso me causou uma certa curiosidade do porque. Quando comecei a lê-lo, até metade da estória já estava achando que a garota tinha exagerado, no entanto aos poucos fui entendendo o que ela quis dizer.

    O livro conta sobre Lia, uma garota que sofre um transtorno alimentar conhecido como Anorexia e que no início da trama descobre que sua amiga Cassie foi encontrada morta em um quarto de um motel, mas a pior parte para ela não seria isso e sim que antes de morrer Cassie a tinha ligado 33 vezes só que ela não atendeu. Sendo assim, Lia se sente culpada pela morte da amiga e por causa disso seu transtorno que já não era pequeno, começa a piorar.

   Como dito anteriormente, aos poucos fui conseguindo entender o que a menina no skoob tinha tido, pois como a estória é contada em primeira pessoa, conseguimos entrar na mente da personagem e entender os seus motivos para aquilo. Sim, ela queria ser magra, mas porque ela achava que ser magra era ser linda  e quanto mais magra ela fosse, mais bela seria. Para mim foi impossível não ter que parar as vezes a leitura, pois você se lembrava que apesar de ser uma trama fictícia isso acontece diariamente com várias jovens e é isto que o torna intenso e forte, pois na verdade se pode dizer que ali é uma história real.

   Logo no inicio da leitura foi dificil, eu não conseguia me envolver com a história, o motivo acho que foi porque eu não estou acostumada com leituras desse tipo aonde não tem muitas reviravoltas e é meio parado, felizmente conseguir aguentar esse começo e a partir de um ponto comecei a gostar da trama ou melhor falando, me acostumei com o jeito da personagem e a narrativa começou a ser algo fluido.

    Algo que achei interessante na escrita de Laurie foi as jogadas dela de colocar repetições, páginas em branco, palavras riscadas e em certas partes voltar ao passado mostrando momentos de Cassie e Lia pois isso fez com que o leitor se envolva mais com a trama e se sentisse como se estivesse lendo um diário.

   Angustiante, verdadeiro e intenso, Garotas de vidro é um livro forte, mas com uma história frágil que nos faz pensar a que ponto a busca excessiva pela beleza ideal pode nos levar.

{ 2 comentários... leia-os abaixo ecomente também! }

  1. Esse livro mexeu muito comigo, eu me senti dentro da estória e no começo quis bater com a cabeça da Lia na parede, até que eu descobri os motivos dela e me senti mal. É tudo tão "real" no modo como a autora descreveu a doença e os pensamentos conturbados da Lia que é difícil não se compadecer e querer ajudar mesmo sabendo que é só uma personagem. É muito triste saber que tudo isso acontece também na vida real e muitas meninas tem o mesmo problema, as vezes mais grave. Emfim, foi um livro 5 estrelas pra mim e um dos melhores de 2013.
    Adorei a resenha.
    Beijos!!
    Gaby.
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :*
      E sim :/ é muito triste, e o pior que algumas meninas no final terminam como Cassie.

      Excluir

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -