Postado por: Maac Gouveia terça-feira, 24 de dezembro de 2013


Hum... Não é que realmente possamos sentir o gosto dos livros, mas é realmente uma delícia devorá-los. Sabe quando te dá aquela onda de vontade e você não consegue largar o livro, ansiando pelo que encontrará na página que vem? É por que o livro é tão maravilhoso que você simplesmente vicia. Você até tenta ler devagar, mas a fome é maior e você acaba lendo tudo aquilo em segundos. Nessa coluna do blog, iremos te dar dicas para que você conheça novos livros ou conheça melhor alguns para que possam mascar eles, tal como fossem um chiclete, saboreando cada página, cada linha, cada parágrafo. O sabor de hoje é totalmente especial... De uma época que muita gente adora, a menos que você seja um Grinch: Natal!


O Natal de Poirot
Papai Noel, sinos, pisca-pisca, árvore de Natal, ceia... Todas essas coisas maravilhosas juntas compõem uma das mais fantásticas festas do ano, cheia de significados. No Hemisfério Norte a neve cai, os pinheiros ficam repletos de uma camada branca e a chaminé, que logo logo receberá o bom velhinho com seus presentes, aquece-os do frio. No Hemisfério Sul, não temos neve, mas também não perdemos a hospitalidade e positivismo do Natal. O cenário é realmente fantástico! E todo esse clima coopera para ser um grande tema para aventuras literárias. Como por exemplo, O natal de Poirot, de Agatha Christie {Link da Resenha} ou A Aventura do Pudim de Natal, também da Rainha do Crime.

Em O Natal de Poirot, acompanhamos o detetive Hercules Poirot em mais uma resolução de assassinato, pois mesmo o Natal sendo uma boa e adorável época do ano, coisas terríveis podem acontecer. Desta vez, o assassinato de Simon Lee ocorre na véspera de Natal e Hercules, que estava na vila para passar o Natal na casa de um amigo, é chamado... Mas parece que o detetive vai ter um grande trabalho pela frente já que todos na família parecem ter um motivo para matar o velho.

Já em A Aventura do Pudim de Natal, Agatha escreve seis contos diferentes, inclusive um deles dá nome ao livro. O aviso sinistro para que Poirot não comesse o pudim de passas, depois o corpo no baú, depois uma briga ouvida por acaso que acabou levando à um assasinato, também o do homem que alterou seus hábitos alimentares e então morreu além do mistério da vítima que sonhou com o próprio suicídio... Mas mesmo sendo tão diferentes, eles têm uma coisa em comum... O que será isso? Só lendo para descobrir.


Natal MortalOutra autora que escreveu livros sobre essa época foi Nora Roberts. Um deles é Natal Mortal. Sétimo livros da série Mortal, nós acompanhamos Eve Dallas, tenente, a desvendar um misterioso assassinato que aconteceu no ano de 2058. O criminoso está fantasiado de Papai Noel e ainda está a solta... Será que o primeiro presente e a referência à canção "Os Doze Natais" significam que haverão mais vítimas? Isso é o que Eve terá que descobrir evitando envolvimento emocional, ignorando suas fraquezas e superando traumas.

Dom de Natal
O segundo livro é mais romântico... Ainda bem! Por que até agora tivemos três exemplos policiais, não é? Se chama Dom de Natal e é composto de duas histórias: Magia do Natal e Nosso pedido de Natal. A primeira conta a história do jornalista Jason Law que retorna para New Hampshire e só pensa em uma coisa: reencontrar Faith Kirkpatrick, seu primeiro amor e primeira decepção. Será que ela ainda tem tempo pra ele? Enfim, é Natal, tempo em que tudo pode acontecer... Em Nosso pedido de Natal vemos os gêmeos idênticos Zeke e Zach desejando uma coisa bem especial para o papai noel: uma nova mãe! Quando eles conhecem a nova professora de música não podem acreditar em tamanha sorte. O pior seria agora convencer o pai deles...

Na noite de Natal, uma nevasca transforma a cidade num refúgio para encontros românticos inesperados. Com muitas armadilhas do destino e beijos de tirar o fôlego, Deixe a Neve Cair foi escrito por três grandes autores de livros juvenis: Lauren Myracle, Maureen Johnson e John Green. Cada um escrevendo um conto que se em determinado momento se cruzam. É uma comédia romântica ótima para ler agora nesse fim de ano e também presentear as pessoas.



Chegou a época de celebrar a paz e o amor. Mas os bandidos nunca tiram férias. Tudo que Alex Cross quer nesse feriado e ir para casa e festejar com a família. Após deter um ladrão que estava roubando a caixa de doações da igreja, Cross é convocado para solucionar não apenas um, mas sim dois casos naquele feriado... Primeiro ele tem que partir para uma das mais ricas partes de Washington, onde uma família está sendo refém. Henry Fowler, um famoso advogado que viu sua carreira e sua vida desmoronar, ameaça matar seus filhos, a ex-mulher e o novo marido dela. Ele é psicótico, viciado em metanfetamina e precisa ser detido... É tudo o que Alex precisa para uma Noite de Natal. Mas como se não bastasse, ainda tem uma velha conhecida de Cross: a terrorista Hala Al Dossari, que está numa estação de trem explodindo tudo. Mas será que esse era o único ataque? Ou tudo faz parte de um plano maior?

Além desses livros, há vários outros contos ambientados no Natal. Alguns deles até muito famosos, quase clássicos. Como Um conto de Natal, de Charles Dickens, Como Grinch roubou o Natal, de Dr. Seuss e Milagre na rua 34, de Valentine Davis. A história de Dickens conta sobre Ebenezer Scrooger, um avarento homem que só se preocupa com os negócios e não demonstra ter um pingo de bons sentimentos ou compaixão para com os outros. Quando ele acaba recebendo a visita de três fantasmas conhecidos seus {um de passado, um de presente e outro do futuro}ele acaba se rendendo numa história emocionante. A segunda história você deve conhecer... Grinch, bichinho verde e azedo que odiava o Natal e não queria deixar que os Quem fizesse de jeito nenhum as festanças de fim de ano. Já Milagre na rua 34 não é muito conhecida como livro, porém mais como filme. A história conta sobre uma menina que foi criada para não acreditar em milagres, mas quando um velhinho aparece em sua porta alegando ser o verdadeiro papai noel, seu ponto de vista se transforma completamente.

Um Conto de NatalComo o Grinch Roubou o NatalMilagre na Rua 34

E é isso! Há vários contos de Natal espalhados por aí e outros livros ambientados nesta linda época também, até por que é uma festa muito legal que dá assunto para muitas histórias, não é mesmo? Enfim, lendo ou não livros natalinos, desejo a todos que tenham um Feliz Natal! E que o Papai Noel realizasse os desejos de vocês! O meu seria vários livros, espero que ele não se esqueça de mim, fui um menino bonzinho. Boas festas!

Expresse-se! Deixe um comentário.

Receba os posts | Receba os comentários

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -