Postado por: Maac Gouveia quinta-feira, 7 de novembro de 2013


O nosso mundo aqui em cima já é fantástico, imagina onde não podemos ver bem: o subsolo. Sabemos que existem metrôs, canais de esgoto, tubulações e insetos, mas no espaço literário, muitos autores usam e abusam desse lugar para daí criar alguma coisa. De uma câmara secreta à um labirinto intrincado e repleto de monstros, abaixo vamos ver uma pequena lista do que há no subsolo das sagas. Obs: Pode haver spoilers da saga Jogos Vorazes.

Harry Potter - A Câmara Secreta
No livro dois da saga do bruxinho temos uma enorme revelação: uma câmara secreta dentro dos domínios da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Dentro do banheiro, no subsolo, Harry encontra coisas incríveis.


Percy Jackson - O Labirinto
Além de todo o submundo, que fica abaixo de nós, no quarto livro da série de Rick Riordan, somos literalmente levados para baixo da terra, no labirinto de Dédalo. Para quem não sabe, o labirinto de Dédalo é aquele mesmo labirinto do minotauro que ficava em Creta... Como na série de livros dos nossos semideus, nós sabemos que os lugares primordiais para a mitologia deslocam-se com o tempo, sabemos que agora o labirinto está subsolo dos Estados Unidos.


Gregor, o Guerreiro da Superfície - O Mundo Subterrâneo
E aqui está o mais complexo subsolo já visto... Eu acho. Suzanne Collins criou um novo mundo com novos seres, onde tem baratas gigantes, vaga-lumes que servem de lâmpadas, aranhas, ratos gigantes e malvados, mini seres de pele pálida e olhos violeta... Resumindo, um mundo e uma cultura totalmente nova. 

Jogos Vorazes - Distrito 13
E aqui vemos mais uma vez Collins se utilizando do subsolo para criar partes do seu mundo. O Distrito 13 - que por muito tempo havia sido declarado como extinto - estava lá, em seus bunkers e compartimentos subterrâneos, protegido do perigo da capital. Só em A Esperança, livro final da trilogia Jogos Vorazes, somos apresentados a esse distrito que conseguiu renascer.

Túneis - Várias surpresas no subterrâneo
No livro de Roderick Gordon e Brian Williams, Will, assim como seu pai, são apaixonados por arqueologia. Um dia, o pai dele desapareceu por um túnel que não conhecia, o que fez com que o menino literalmente cavasse a verdade por trás do sumiço do pai.


Viram como o subsolo podem ser muito além de porões, bunkers, metrôs e esgotos? Aliás, você pode ir até o centro da terra se quiser, com Julio Verne em Viagem ao centro da Terra... Mas e vocês já viajaram para algum lugar do subsolo por meio dos livros? Expressem-se nos comentários!

{ 1 comentários... leia-os abaixo e comente também! }

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -