Postado por: Maac Gouveia quarta-feira, 6 de novembro de 2013


Livro: Deslembrança
Editora: Intrínseca
Autor: Cat Patrick
Páginas: 256

Sinopse: Toda noite, quando London Lane recosta a cabeça no travesseiro e dorme, cada mínimo detalhe do dia que viveu desaparece de sua memória. Pela manhã, restam-lhe apenas lembranças do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir. Para conseguir manter uma rotina minimamente normal, London escreve bilhetes para si própria e recorre à sempre fiel melhor amiga. Já acostumada a tudo isso, ela tenta encarar a perda de memória mais como uma fatalidade que como uma limitação. Mas, quando imagens perturbadoras começam a surgir em suas lembranças e London precisa, de algum modo, escapar delas, fica claro que para entender o presente e o futuro ela terá que decifrar o que ficou esquecido no passado.






Sabe quando você vai fazer uma coisa e acaba se esquecendo completamente, então começa a refazer seus últimos passos para tentar lembrar do que era? Foi com essa sensação que Cat Patrick concebeu a ideia de Deslembrança, esse maravilhoso thriller psicológico. London Lane, às 4 horas e 33 minutos, toda madrugada, entra num processo de reboot. Seu cérebro praticamente reinicia e com isso boa parte das informações que eram guardadas na sua memória, somem. Deixando-a apenas com informações básicas como o seu próprio nome. 
Para não ficar totalmente perdida, London recorre aos seus bilhetinhos, no qual anota antes de dormir, as coisas importantes do seu dia. Além dessa "habilidade", a garota consegue ver o futuro. Na verdade, lembrar-se dele. É bem contraditório, mas são apenas lampejos. E isso joga ela e nós dentro de um dilema: Presente, passado ou futuro? O que é mais importante?
O livro tem uma linguagem leve e definitivamente não é repetitivo. Você pode imaginar que pelo fato de ela se esquecer das coisas é como se todo dia fosse a mesma coisa, mas não. Há sim, em todo o livro, a dificuldade de London de manter as memórias, mas não chega a ser maçante. Em contrapartida, acho que a história parece ter falhas... As definições futuras da história no livro são fruto apenas dessas "lembranças" da protagonista e por isso parece ser um pouco instável. Como se o final ainda não fosse realmente o final, deixando pontos abertos.
Deslembrança, para quem gosta de uma pitada de romance, é uma boa pedida. Toda essa trama de menina que esquece tudo que passou no dia anterior namorando pode até lembrar Como se fosse a primeira vez - é, aquele filme com a Drew Barrymore e Adam Sandler -, mas a história entre Luke Henry e London Lane é diferente disso e ainda assim interessante. Os outros personagens, apesar de pouco, também são fortes e importantes para história. Como Bridgette, a mãe dela, sempre presente e com os fantasmas do passado atormentando-a e Jamie, amiga da escola.
O livro teve várias reviravoltas, mas de qualquer forma não foi algo que foi tão surpreendente a ponto de receber cinco estrelas ou mesmo quatro. Ou seja, ela não é ruim, mas a autora poderia ter utilizado melhor essa carta na manga - da protagonista esquecer tudo - e inserir mais suspense ou seguir para um caminho nada imaginável. Além de que o problema de esquecimento da personagem não foi bem explicado, muito menos o porquê dela ver o futuro... Enfim, a obra de Patrick é fluída e você sente vontade de ler tudo. Pois mesmo com London sabendo partes do futuro, os acontecimentos do livro acabam sendo imprevisíveis.


{ 1 comentários... leia-os abaixo e comente também! }

  1. Oie :)

    Eu tenho muita vontade de ler esse livro para descobrir se irei gostar ou odiar hehehe, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -