- Back to Home »
- Diário de um Banana , Jeff Kinney , Resenha , Três estrelas , V&R »
- Resenha: Diário de um Banana, de Jeff Kinney
Postado por: Maac Gouveia
sexta-feira, 4 de outubro de 2013
Série: Diário de um Banana
Editora: Vergara & Riba {V&R}
Autor: Jeff Kinney
Páginas: 218
Sinopse: Não é fácil ser cirança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, que se vê mergulhado no ensino fundamental, onde fracotes subdesenvolvidos dividem os corredores com garotos que são mais altos, mais malvados e já se barbeam.
Em Diário de um Banana, o autor e ilustrador Jeff Kinney nos apresenta um herói improvável. Como Greg diz em seu diário: "Só não espere que eu seja todo "Querido Diário" isso, "Querido Diário" aquilo."
Para nossa sorte, o que Greg Heffley diz que fará e o que ele realmente faz são duas coisas bem diferentes.
Acho que a maioria das
pessoas que olha a capa deste livro ou até mesmo leem a sinopse pensam
"Este livro é de criancinha.", mas enfim, eu preciso contestar isto.
O livro pode até ser direcionado mais ao público infantil, mas isso não quer
dizer que ele não possa conquistar leitores de todas as idades. Justamente por
ter uma linguagem simples e extremamente cômica intercalada com desenhos
igualmente engraçados o livro é um ótimo entretenimento.
Acompanhamos uma parte das memórias de Greg Heffley sobre tudo o que acontece no seu sexto ano, ensino fundamental e tudo é passado com tanta naturalidade que é impossível você não rir. Todos os acontecimentos narrados têm uma aura de realidade que fazem com que você se sinta como se realmente estivesse lendo um diário. Já que o livro é repleto de linhas que simulam um caderno, tem uma fonte como se fosse escrita à mão e uma capa parecida com uma de diário, além de às vezes lembrar você quando era menor.
Além de Greg, os outros personagens também são legais. Como Rodrick, o irmão mala de Greg que tanto apronta com ele; Manny, o irmão menor; E Rowley Jefferson, melhor amigo do nosso protagonista. A história é tão leve que você lê o livro em poucas horas, mas mesmo quando acaba, ainda se pega rindo relembrando as aventuras de Heffley. E quantas aventuras! O "toque do queijo", peças de escola, Halloween, video-games e competição de popularidade, por exemplo.
A série, que é best-seller, fez tanto sucesso que virou até uma franquia de filmes e se você não viu - ou não leu - corra e faça isso logo! Sobre a adaptação, ela é bem fiel ao livro o que é uma coisa boa, já que contêm toda a comicidade que tem no livro. A história é tão leve que você lê em algumas horas e se perde facilmente nas páginas. Se você quer dar algumas risadas, leia logo!
Darei três estrelas pois não é o tipo de livro que eu curto, mas ele é realmente bom.
Oie :)
ResponderExcluirEu acho diário de um banana uma série que cumpre com o que se propõem e faz seus leitores rirem e se divertirem eu adoro hahaha, beijos !!
http://euvivolendo.blogspot.com.br/
Oi!
ResponderExcluirBem, não gosto de diário, porém não posso dizer que as tramas são bem cômicas e são ótimas escolhas para você que quer rir, entretanto, eu achei que "Diário de um Banana" se assemelhou muito com "Querido Diário Otário" e, bem, não achei isso legal.
Até mais
Otávio Braga || www.bookolicos.com
Olá!
ResponderExcluirJá li os quatro primeiros volumes da série... e devo dizer que todos me arrancaram muitas gargalhadas. É interessante como Greg acha que tudo é injusto e a maneira como ele lida com isso, sempre tentando concertar, mas estraga tudo! hahaha`
Insisti para alguns amigos lerem. Alguns achavam que era para criança, mas todos mudaram de ideia! O "diário de um Banana" não tem idade!
Té mais ;)