Postado por: Maac Gouveia quarta-feira, 10 de abril de 2013



Bem-vindos à nova coluna do blog: Embate!
Opinião, todo mundo sabe, cada um tem a sua. Representa o seu ponto de vista e como sempre ouço falar: cada ponto de vista é a vista de um ponto. Essas opiniões são o seu mundo, e quando esse seu mundo colide com o de outro alguém... Não dá certo. Esta coluna vai trazer mais ou menos isto. A obra que estiver no ringue será bombardeada de machucados, mostrando seus pontos negativos, mas também será tratada com carinho e curativos, mostrando os seus pontos positivos. Detalhe: todas as obras que serão postas aqui, são consideradas por muitos polêmicas, por isso o estado em que a obra ficará no final é imprevisível...

Quem será o alvo? O Terceiro Travesseiro, de Nelson Luiz de Carvalho.
Quem machucará: Allana
Quem curará: Maac
E então, que comece a luta!

Pontos Negativos, por Allana
  Opa opa, admito que gostei de ficar com os pontos negativos, pois foi algo que ocupou bastante a trama. Tenho que dizer também que esse livro, O Terceiro Travesseiro, ele na verdade quis passar uma mensagem para os leitores que seria o preconceito que os homossexuais sofrem na nossa sociedade, no entanto usou elementos que fizeram com que essa mensagem fosse ofuscada.

1. O primeiro ponto negativo foi a linguagem empregada, o autor utilizou muitas palavras chulas ao decorrer da trama e também muitas palavras repetidas.
2. Antes de começar a falar sobre esse segundo ponto negativo, peço desculpa, mas essa é minha opinião. O autor ele meio que passa uma imagem errada de um homossexual, como o próprio personagem fala que ele não é nenhum "afeminado", Nelson fez ele um completo tarado, que com qualquer coisa já fica excitado.
3. Outro ponto a ser discutido é o tanto de cenas de sexos explícitas. Agora eu me pergunto o porquê disso, já que essas cenas praticamente cobrem 70% do livro e afasta da verdadeira mensagem que ele quer passar, fazendo com que o livro vire na verdade um conto erótico. 







Pontos Positivos, por Maac
É no mínimo difícil falar alguma coisa deste livro... Ainda mais por que eu fiquei com os pontos positivos e sinceramente, O Terceiro Travesseiro me marcou mais negativamente. É confuso você ler uma coisa e procurar apenas as qualidades, logo nós que somos tão bons em apenas achar defeitos... Mas, retirando tudo de melhor que havia por ali, consegui achar duas coisas que certamente valorizam o livro. Deixo até uma frase que achei legal: "O meu pai sempre me ensinou que a gente devia brigar, e muito, por aquilo em que acreditasse e gostasse, pois, caso contrário, ficaríamos sempre num lugar comum ou simplesmente viveríamos apenas porque respiramos."

1. Um ponto positivo que deve ser levantado com certeza é o tema. O tema proposto no livro, deixando fora a linguagem como foi feita, claro, é bem importante. É tão difícil falar sobre esses assuntos - bissexualismo, homossexualismo, descoberta, revelação de quem você verdadeiramente é. São assuntos bem delicados e a maneira com que o autor tratou deles foi muito boa. Quando ele realmente se dedicava às cenas dramáticas, a mostrar a emoção da cena, o quão aquilo tudo era difícil, o livro ganhava um ponto bom. Infelizmente o autor várias vezes cortava estas partes com cenas desnecessárias, mas mesmo assim elas eram boas e merecem um curativo.
2. Falando em emoção, acho que outro ponto que deve ser ressaltado e exclamado são os personagens, pelo menos Marcus, o protagonista. Como o livro é narrado em primeira pessoa, temos uma ótima introspeção do personagem. Eu pelo menos senti na pele a dificuldade dele e como certas palavras ofenderam... Várias cenas, principalmente entre ele, o pai e a mãe, me emocionaram e em muitas senti pena. A história mexe com você de algum jeito. Mas como todo mundo tem um lado ruim, não gostei de certa coisa no modo de agir dele, mas eu estou aqui só para falar da parte boa, então é isto. Acho que pela fragilidade do assunto o autor conseguiu construir em vários momentos um bom personagem, ganhando assim mais um curativo. Dois no total!





Resultado Final
É, O Terceiro Travesseiro levou a pior... Saiu com um machucado dessa luta. Com tudo que foi apresentado acima, os machucados e os curativos, será que ele realmente mereceu este resultado? Todos que já leram o livro ou até quem não, expressem-se nos comentários. Alguém aí ficou com vontade de ler o livro? Às vezes a gente é levado a ler um livro pelos pontos positivos, mas também pelos pontos negativos, não é mesmo?

Expresse-se! Deixe um comentário.

Receba os posts | Receba os comentários

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -