Postado por: Allana (: sexta-feira, 18 de janeiro de 2013


       



   Hum... Não é que realmente possamos sentir o gosto dos livros, mas é realmente uma delícia devorá-los. Sabe quando te dá aquela onda de vontade e você não consegue largar o livro, ansiando pelo que encontrará na página que vem? É por que o livro é tão maravilhoso que você simplesmente vicia. Você até tenta ler devagar, mas a fome é maior e você acaba lendo tudo aquilo em segundos. Nessa coluna do blog, iremos te dar dicas para que você conheça novos livros ou conheça melhor alguns para que possam mascar eles, tal como fossem um chiclete, saboreando cada página, cada linha, cada parágrafo. E vamos lá! Sabor de hoje: Mitologia

O Ladrão de Raios
   Como não falar de mitologia sem vir na mente Percy Jackson e os Olimpianos {Link da Resenha}. E se os deuses gregos ainda existissem? E se ainda tivessem filhos com mortais? Rick Riordan conseguiu trazer a mitologia grega, com seus deuses, titãs, criaturas mitológicas para os dias atuais, precisamente para Nova York. Percy Jackson, um garoto de 12 anos que apresenta dislexia e déficit de atenção, vê seu mundo completamente mudado depois de uma excursão do colégio a um museu, em que descobre que convive com monstros mitológicos perigosos, mas as coisas estranhas não param por ai, ele descobre também que seu melhor amigo, Grover, é na realidade um sátiro e que seu professor de Latim, Sr. Brunner, é um centauro que se chama Quíron, o mesmo que treinava Hércules e outros heróis mitológicos. Percy se muda para o acampamento meio-sangue, lugar onde filhos de deuses com mortais treinam, e descobre que é um semideus. Conhece lá Annabeth, filha de Atena e Luke, filho de Hermes. Ao receber uma missão do Oráculo, Percy parte a uma perigosa aventura em que vários monstros que conhecemos dos livros de história aparecem no meio da jornada, mas junto com Annabeth e Grover, ele tenta recuperar o raio de Zeus, em que o principal suspeito de tê-lo roubado é ele.

O Herói Perdido
     Mas, após o fim da série Percy Jackson e os Olimpianos, Rick Riordan nos presentou com mais uma série com o mesmo formato da anterior, com deuses, aventuras, profecias, monstros e agora com uma mistura de Mitologia Romana no meio. Com personagens novos, entretanto com a presença dos nossos queridos personagens de Percy Jackson e os Olimpianos. A série intitulada como Os Herois do Olimpo começa nos apresentando a Jason Grace, Piper McLean, Leo Valdez e Treinador Gleeson, no entanto Jason não se lembra de nada do seu passado e nem de seus amigos. Com uma nova profecia a ser concretizada e que pode levar ao fim de tudo, Jason, Piper e Leo saem em sua jornada com o objetivo de encontrar a localização de um dos deuses que foi sequestrado.






A Pirâmide Vermelha

  Claro que não podemos nos esquecer da mitologia egípcia né. Sabe aquela frase: "Time que está ganhando não se mexe"? Foi o Riordan fez. Para que mudar o estilo do livro se podemos mudar apenas a mitologia? E ele fez um belo acerto. As Crônicas dos Kane, apresenta os dois irmãos Carter e Sadie, que desde a morte de sua mãe, vivem separados. Sadie mora com seus avós maternos e Carter com seu pai Dr. Julius, um arqueólogo, viajando pelo mundo todo. Duas vezes ao ano, Julius e seu filho vem visitar Sadie, no entanto nessa ultima visita Julius parecia esta nervoso com algo. Ele leva seus filhos ao Museu Britânico que é aonde tudo começa depois de uma explosão causada por Julius. As crônicas dos Kane nos faz embarcar em uma aventura para descobrir a verdade sobre família Kane e como sempre para salvar o mundo de um mal. Com a participação de deuses egípcios como Set e Bastet, seres fantásticos e magos, é uma jornada com muita magia e suspense.



Predestinados
  Mas mitologia não é um assunto abordado apenas por Riordan. Outros autores também tratam desse tema em seus livros. Predestinados é um deles. Inspirado na Ilíada, de Homero, trata da historia de Helen Hamilton, 16 anos. Ela vive com seu pai, Jerry, já que sua mãe os abandonou quando ela ainda era pequena. Helen apresenta algumas características incomuns, mas tenta disfarçar isso para que ninguém perceba, entretanto tudo muda quando a Família Delos, junto com Lucas Delos, chega na ilha aonde mora. Coisas estranhas começam a acontecer quando ela chega perto de alguém da família Delos, como três mulheres puxando os cabelos e falando nomes de pessoas assassinadas há muito tempo e uma vontade imensa de tentar matá-los, nem conseguir ouvir falar sobre eles, ela conseguia. Ao longo de cada capitulo, Helen vai descobrindo coisas sobre ela mesma que nem poderia imaginar. Josephine Angelini conseguiu fazer uma história com um foco bastante interessante, juntando a história da Guerra de Tróia, principalmente a historia de Helena de Troia e Páris, com a atualidade e nos coloca em um enredo com uma combinação de mitologia grega e romance.


     E de uma ilha no meio do Atlântico mudamos novamente para Nova York, mas agora nas costas de Pegasus e o Fogo do Olimpo. Emily é uma garota de 13 anos que vive em um apartamento no último andar com seu pai, Steven, aonde em um dia de chuva forte na sua cidade que causou até um blecaute, ela ouve um barulho muito forte vindo do terraço de seu prédio e decide ir investigar o que era. Chegando lá, para a surpresa da menina, ela encontra um pegasus, um cavalo alado mitológico, que foi atingido por um dos raios da tempestade e estava com uma das asas quebradas. Kate O'Hearn, nos leva para uma magnifica jornada de Pegasus, em que durante uma batalha no Olimpo onde o mesmo está se ruindo, Pegasus sai em uma missão junto com Paelen em busca de algo muito precioso que poderá salvar o Olimpo e os Deuses de seres terríveis chamados Nirads.


 
   Todos nós sabemos que Neil Gailman é um escritor com muito talento e em Deuses Americanos ele confirma de novo isso. Em Deuses Americanos conhecemos Shadow, um homem que estava preste a sair da prisão quando descobre que sua mulher faleceu em um acidente de carro junto com seu melhor amigo. Sem ter um rumo na vida, ele conhece um homem chamado Wednesday que lhe oferece um emprego, mas logo percebemos que Wednesday não é um homem normal.  A trama tem como foco a batalha épica entre os deuses antigos e os deuses novos. Deuses antigo de várias mitologias como nórdica, celta, eslavo, africano dentre outras, que foram trazidos para a America junto com as pessoas que os idolatravam, mas que agora estão em declínios, pois as pessoas não acreditam mais neles como antes e assim estão sendo substituídos pelos deuses novos que estão cada vez mais crescendo. Deuses de cartão de credito e da autoestrada, de internet e de telefone, de rádio, de hospital e de televisão. Um livro que além de trazer uma variedade de  mitologias, também faz uma crítica sobre as idolatrias que nosso mundo capitalista atualmente esta praticando.

    Claro que não podemos nós esquecer da mitologia nórdica. Bernard Cornwell nos transporta para o século IX através da série As Crônicas Saxônicas. O foco do livro série são as invasões Vikings na Inglaterra. Conta a história de Uhtred que aos 10 anos de idade se vê órfão após uma invasão dos dinamarqueses aonde seu pai, um nobre senhor do norte da Inglaterra, foi morto. Uhtred então é levado pelos assassinos do seu pai e começa a ser criado por Earl Ragnar a quem lhe ensina as artes da batalhas e cria uma relação pai e filho com ele. Uhtred vai crescendo e se tornando um grande guerreiro, entretanto o destino dele ainda está ligado com a Inglaterra aonde ele terá que escolher em qual lado lutar: Pelos ingleses ou dos dinamarqueses. Cornwell construiu uma história com uma grande presença nórdica no enredo, nos levando para conhecer os deuses antigos, seus costumes, sua crença e a forma de vida dos Vikings, tudo isso junto com um cenário de batalha e uma escolha a ser feita.


   Obviamente que não temos só esses livros falando sobre mitologia, existem vários outros, no entanto esses são os mais conhecidos. Temos também livros nacionais que abordam esse tema, como os de Monteiro Lobato: O Minoutauro e Os doze trabalhos de Hércules. Outros livros que claramente se basearam na mitologia, como os livros de J.R.R. Tolkien em que se vê uma referência a mitologia nórdica, com os elfos e anões, e foi baseado no livro O Anel do Nibelungo no qual é uma obra da mitologia germânica. Gandalf, por exemplo, foi baseado em Odin (mitologia nórdica). Podemos perceber que a mitologia, com seus deuses e crenças ainda é um assunto que agrada a várias pessoas e continua vivo no imaginário apesar dos séculos.

{ 2 comentários... leia-os abaixo ecomente também! }

  1. Nossa que legal essa ideia de divulgar livros por genero e o post ficou super legal bem arrumado *-*
    Inônias Literárias

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li O Ladrão de Raios, mas confesso que vejo algumas pessoas falando com tanto entusiasmo que estou ficando curioso para ler. Já está no meu Kindle e devo estar lendo ele ainda em janeiro. Agora fiquei sabendo de outros livros que parecem ser bem interessantes de mitologia!
    Obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -