Postado por: Maac Gouveia quarta-feira, 25 de março de 2015

Esse é um dilema que muitos leitores tem... Principalmente aqueles que gostam de além de ler um bom livro, também ver um bom filme. Não me considero um cinéfilo, mas quando tenho tempo, gosto de ver filmes, ainda mais se eles são adaptados de livros... E olha que isso a gente tem bastante ultimamente... Parece que ser adaptado virou sinônimo de sucesso e de qualidade literária. A questão é que às vezes não dá para ler tal livro antes de sua adaptação seja por que você não tem tempo ou por que você ainda não tem tal livro... Então você é jogado em direção a este problema: deixo para assistir o filme depois ou assisto o filme primeiro?

Vou falar primeiro de livros que li depois de ver o filme, já que são realmente minoria. Coraline foi o primeiro deles. A animação da história de Neil Gaiman com direção de Henry Selick é ótima. Já quando li o livro, acabei me decepcionando de certa forma... A história era um tanto diferente da do filme e eu, particularmente, achei melhor o roteiro da adaptação. O segundo caso foi Como Treinar o seu Dragão. Adorei o filme, até me emocionei... Com o livro, nada. Mal ri e achava infantil demais. (Claro, é uma série infantil, mas né...) Ou seja, quando eu vi o filme antes do livro, acabei gostando mais do filme. E nesses casos nem tive problema com algo que eu tenho muito medo: spoilers.

Esse é o grande motivo que me me impede de ver Maze Runner, Garota Exemplar, Insurgente e tantas outras adaptações que quero muito ver, mas que quero primeiro ler o livro. De certa forma sinto como se caso eu veja a adaptação primeiro, eu já saberei um pouco da história, dos mistérios e então a experiência com a leitura definitivamente não será a mesma. Portanto acho que nesses casos eu vou ter que conter minha curiosidade e esperar a possibilidade de comprar ambos os livros e lê-los antes de ver o filme.

Como citei no parágrafo anterior, quero ver Insurgente, ou seja, já assisti Divergente, mas ainda não o li... E eu já tenho os livros que estão na fila devidamente aguardando sua vez. Então vou primeiro ler Divergente, depois Insurgente para depois assistir, para não me sentir tão defasado assim com a história. (Eu até sei um spoiler do último livro, que muitos devem saber também, portanto não quero defasar ainda mais minha experiência com a série) No momento estou lendo O Lado Bom da Vida e está sendo ótimo. O livro é muito bom e eu não lembro tanto assim do filme, só algumas cenas, mas ainda assim espero ler Cidades de Papel antes da adaptação sair nos cinemas.

Talvez vocês não tenham essas mesmas coisas que eu, de não querer assistir o filme sem ter lido o livro e não fiquem nesse impasse, mas é realmente agoniante... Como essa coluna é usada para que possamos debater sobre diversos temas, deixem suas opiniões nos comentários abaixo. Você prefere ler o livro antes do filme ou não se importa em ver o filme antes do livro?

Expresse-se! Deixe um comentário.

Receba os posts | Receba os comentários

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -