Postado por: Maac Gouveia domingo, 13 de julho de 2014


13 de julho de 2014
17:00 - Estádio Maracanã, Rio de Janeiro
Alemanha vs. Argentina

Clique aqui para ver as outras postagens da coluna.

Estamos prestes a conhecer o campeão dessa copa que por muitas vezes foi chamada de Copa das Copas... Vamos nos despedir da Copa do Brasil de 2014 dando o tricampeonato da Argentina - NÃO! Os hermanos não podem ganhar aqui, já basta a humilhação - ou o tetra para a Alemanha... Façam suas apostas, mas ninguém sabe como são esses jogos... Futebol é muito imprevisível. Assim como a leitura. Você nunca sabe o que vai encontrar quando se depara com um livro pela primeira vez. Essa coluna serve para indicar livros de acordo com os países que estão em campo pois assim como a Copa é multicultural, devemos ter uma prateleira diversificada com uma mistura de gêneros e de países!

De um lado, temos a Alemanha que veio fazendo uma boa Copa... Goleou por 4 x 0 Portugal, Empatou em 2 x 2 com Gana, Ganhou de 1 x 0 dos EUA, 2 x 1 contra a Argélia, 1 x 0 contra a França e enfim, 7 x 1 contra o Brasil... Ou seja, 5 vitórias e 1 empate. Representando o time que busca sua quarta estrela, teremos Cornelia Funke. Já a Argentina, vem com 7 vitórias: 2 x 1 contra a Bósnia e Herzegovina, 1 x 0 contra o Irã, 3 x 2 na Nigéria, 1 x 0 na Suíça e também na Bélgica. Contra a Holanda ganhou nos pênaltis por 4 x 2. Para representá-los teremos Julio Cortázar. 

Cornelia obteve sua fama internacional quando publicou em 2002 O Senhor dos Ladrões - que virou filme em 2006. De lá pra cá vem publicado vários livros importantes, como Coração de Tinta - que também virou filme e ganhou vários prêmios - e suas sequências Sangue de Tinta e Morte de Tinta. E a mais nova série dela, Reckless, composta até agora por A Maldição da Pedra e Sombras Vivas.

Já Julio iniciou uma importante mudança no jeito de escrever contos. Muito inovador e original, é considerado o mestre do conto curto e da prosa poética e já foi comparado a Jorge Luis Borges, também argentino, e a Edgar Allan Poe. Ele rompe o até então atual padrão da literatura e escapa da linearidade temporal e adquirem profundidade psicológica.

 

Eu nunca li nada de Cortázar, nem de Funke, mas pelo menos da alemã eu já assisti o filme baseado em sua obra e achei bem interessante. Aqui, ninguém ganha nem perde, são ambos grandes autores. Mas e nos campos? O que será que vai acontecer? Quem será que vai costurar mais uma estrelinha em sua camisa? Particularmente, torço para a Alemanha... Argentina não né gente? Enfim, adeus Copa. Até 2018.

{ 1 comentários... leia-os abaixo e comente também! }

  1. Já assisti Coração de Tinta e tenho A Maldição da Pedra da Cornelia Funke (que eu ainda não li kkk), mas do Julio nunca li nada. Ah, coluna legal!

    Amanda Braga || bookolicos.com

    ResponderExcluir

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -