Postado por: Allana (: quinta-feira, 22 de maio de 2014

Livro: Os filhos de Anansi
Editora:  Conrad
Autor: Neil Gaiman
Páginas: 334

Sinopse: O livro conta a história de Fat Charlie, um tímido americano que escolheu ter uma vida pacata e sem-graça como contador numa empresa londrina. Ao ir ao funeral de seu pai, Sr. Nancy, Fat Charlie ouve uma velhinha, amiga do pai há anos, dizer que ele na verdade era o deus Anansi, uma divindade trapaceira e brincalhona da mitologia africana. A partir desse episódio, sua vida vira de cabeça para baixo.

Os Filhos de Anansi mistura mitologia com toques xamanistas, elementos do folclore afro-americano e uma deliciosa descrição do mundo interior de um homem muito tímido mas, acima de tudo é uma história sobre algo bastante comum: as conturbadas relações entre pais e filhos.Tudo isso envolto num humor discreto capaz de fazer o leitor rir com uma única linha.



A obra é a continuação do consagrado escritor Neil Gaiman para sua saga a respeito de deuses modernos.


  Olá gente! Tem algum tempinho que não posto resenha, o motivo disto é a falta de tempo, pois estou estudando em dois turnos e isso diminui meu tempo de leitura e o de fazer resenha, no entanto estou tentando arrumar meu horário sendo assim consequentemente aos poucos irei voltar ao meu ritmo normal de postagem.

    Depois de ler Sandman criei um carinho grande por Neil Gaiman e comecei a procurar outras obras do autor, nisto eu li O oceano no fim do caminho que já tem resenha aqui no site e agora Os filhos de Anansi. A primeira coisa que me chamou a atenção para este livro foi saber que se tratava de mitologia e eu como uma boa semideusa e fã de mitologia na hora quis já começar a ler.

   Com a sinopse já diz, a trama gira em torno de Fat Charlie, ou melhor Charlie, que sempre teve um relacionamento meio abalado com seu pai do qual ele achou que constantemente o constrangia de proposito. Ao se mudar para Londres, ele preferiu manter uma certa distancia, no entanto quando ele soube que seu pai morreu ele imediatamente toma um avião para ir ao enterro. É a partir deste ponto que a história começa a ganhar forma, quando Charlie descobre por uma vizinha, a Sra. Higgler, que ele tem um irmão gêmeo e o mais incrível e assustador que seu pai na verdade era um deus, Anansi.

   A Sra. Higgler revela que quem ficou com os poderes de Anansi foi o irmão gêmeo desconhecido de Fat e para reencontra-lo, ele deve falar para uma aranha que deseja ver seu irmão. No começo é obvio que ele não leva esta história a sério, mas a curiosidade fala mais alto fazendo com que ele faça o que a Sra. Higgler pediu e inesperadamente aparece Spider, irmão de Charlie, trazendo uma levada de problemas para sua vida.

   Uma coisa que me chamou a atenção na trama foi a mitologia, mas isso se deve ao tipo que apareceu, pois estou acostumada a ler sobre egípcia, nórdica, grega e romana, mas nunca tinha lido nada de mitologia africana, então isso foi uma grande presente. Com uma narrativa apresentando um tom as vezes de lenda e marcado por citações de músicas, ela flui muito bem apesar de ter alguns momentos mornos.

  Em relação aos deuses presentes, se ver uma especie de mistura de partes humanas com animais que criou um ar interessante e as lendas contadas ajudou a deixar a trama bem fascinante. Falando de lendas, admito que eu achei bem divertido o jeito de Anansi que tentava e conseguia passar a perna em todo mundo.

  A respeito dos outros personagens, alguns não me agradou como no caso de Rosie, noiva de Fat, que eu achei bem sem graça. No entanto, me surpreendi com relação a outros como Grahame Coats que eu pensei que seria um personagem chato, mas que no final o modo como ele tratava o que estava fazendo foi algo curioso.

   Fui ver só agora que este livro se trata de um spin-off do livro Deuses Americanos do autor e que eu ainda não li, entretanto na minha opinião, não interfere em nada se o leitor já leu ou não o outro livro, pois eu terminei a leitura da obra e não achei que ficou nada solto na trama e que precisasse de um conhecimento anterior. Enfim, recomendo não apenas o livro como o autor que ainda - e espero que nunca - me decepcionou em nenhuma obra feita.

   Ah, não se esqueça de uma coisa: Todas as histórias são de Anansi. 
   


Expresse-se! Deixe um comentário.

Receba os posts | Receba os comentários

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -