Postado por: Maac Gouveia quinta-feira, 20 de março de 2014


Por que livros e filmes não são nossos únicos vícios... Séries também são coisas ótimas para se passar o tempo. Seja de comédia, de drama, de suspense, policial. Seja com temporadas curtas com apenas seis ou dez capítulos ou então das longas com até vinte e dois ou vinte e quatro. Saber que sua série preferida foi renovada para uma próxima temporada é uma sensação ótima. E para indicar séries boas - ou ruins - e falar mais sobre esse mundo televisivo temos agora essa coluna. Um papo sério sobre séries.

Ficheiro:Les Revenants.jpg

A origem dessa série francesa para mim é uma coisa super complexa e que eu ainda nem entendi direito... Na verdade não é sua origem, mas o que veio depois tendo como base ela. Les Revenants é uma série francesa criada por Fabrice Gobert e exibida originalmente no Canal+ na França. A série que até agora só tem uma temporada com a segunda prevista para o segundo semestre desse ano, 2014, conta com oito episódios e é uma adaptação de um filme de 2004.

Primeiro vou falar da "confusão" que a série gerou para depois falar dela em si. Então, como eu disse Les Revenants é adaptação de um filme francês chamado They Came Back e teve seu título traduzido para o inglês como The Returned. Que aliás é o mesmo título do livro do Jason Mott, The Returned {Ressurreição, aqui no Brasil} que originou a série Ressurection exibida no canal ABC. Mas não acaba por aí... A verdadeira adaptação da série francesa para os EUA ainda vai ser gravada pelo canal A&E e provavelmente também terá uma versão inglesa... Viu que confusão? É muito morto vivo voltando, minha gente!

Em uma pequena cidade de montanha, pessoas mortas reaparecem, aparentemente vivas e normais. Algumas foram mortas há poucos anos, outras há algumas décadas. Camille, uma adolescente vítima de um acidente na estrada; Simon, um noivo que estava prestes a se casar; Victor, um menininho morto há muito tempo; e Serge, um cara estranho que já fez muita maldade antes são alguns dos que voltam. Eles tentam continuar suas vidas de onde deixaram, mas não é nada fácil, principalmente para as pessoas que haviam ficado, aceitarem que aquilo realmente está acontecendo. Enquanto isso, estranhos fenômenos acontecem... Repentinas e recorrentes faltas de energia, queda brusca no nível de água do reservatório de água, revelando a presença de animais mortos e uma torre de igreja, além das estranhas marcas no corpo dos mortos e também dos vivos.

Com exceção do último episódio da série, cada um é nomeado com algum personagem e foca mais em seu núcleo. Por exemplo, o primeiro episódio da série é Camille e fala mais sobre ela e sua família. E ao mesmo tempo que vamos conhecendo mais sobre determinado personagem, vamos vendo o desenrolar da trama principal. A série é bastante tocante e mostra de uma forma muito sensível como seria caso fenômenos desse jeito realmente acontecessem. Por isso há tantas cenas em que eles preferem focar mais no silêncio, na cena em si. Les Revenants é extremamente sentimental e os atores conseguem passar toda sua emoção com gestos, trejeitos, falas pela metade ou implícitas. A série realmente mexe com você e não é a toa que em 2013 ganhou o Emmy internacional para melhor série de Drama.

Contudo principalmente nos três últimos episódios a série vai tomando uma nova roupagem, que é o que fará a ponte para a segunda temporada, mas sem deixar de lado toda essa sentimentalidade, grande charme da série. Eu, por exemplo, não gostei muito do rumo que a série vem tomando, mas a história é totalmente plausível. A direção e filmagem sempre com tons mais sombrios e a pequena cidade montanhosa entristecida também resumem bem o que a série quer trazer.

Desde o primeiro episódio você consegue sentir essa atmosfera claustrofóbica e agoniante que nos leva a refletir sobre o tema. Já que a série - ao menos nesta primeira temporada, coisa que eles certamente mudarão na segunda - não está tão focada no mistério em si, mas sim nos sentimentos. Não é um seriado de "zumbis" à la The Walking Dead... É mais sensível, discutindo o sentimento de perda de um parente e também o que esta volta afeta naqueles que ficaram. Por isso alguns capítulos parecem fluir lentamente e em outros parecem haver coisas inacabadas. Mas são nesses momentos que a série parece continuar sozinha, escrevendo esta ótima história.

{ 4 comentários... leia-os abaixo ecomente também! }

  1. Essa série deve ser MUITO boa, a história é diferente e bem interessante, vou procurar é agora hahahaha
    Otávio Braga || bookolicos.com

    ResponderExcluir
  2. Seu post ficou ótimo! =D
    Eu assisti essa semana o pilot de Ressurrection, da ABC, e gostei muito, mas está todo mundo dizendo que Les Revenants é bem melhor. Depois de ler seu post, então, tive certeza. Já estou baixando os primeiros episódios.
    Beijos e obrigada pela dica!
    http://maquiadanalivraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou acompanhando Ressurrection e acho LR melhor mesmo... Até agora, pelo menos. Ressurrection é mais policial e "religiosa".

      Excluir

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -