Postado por: Maac Gouveia segunda-feira, 26 de agosto de 2013


Filmes, séries, graphic novels, animações... As obras agora sempre acham um jeito de se reinventarem. Parece que é necessário esse apelo visual, ver as cenas não apenas em nossa imaginação, mas sim elas "realmente" acontecendo. Essa coluna representará realmente isso: as adaptações dos livros para o cinema. Ruins ou boas. Não importa.


Sinopse:
O aniversário de 17 anos de Percy Jackson (Logan Lerman) foi surpreendentemente calmo, sem ataques de monstros ou algo do tipo. Entretanto, uma inocente partida faz com que Percy e seus amigos se vejam desafiados a um jogo de vida ou morte contra um grupo de gigantes canibais. A chegada de Annabeth Chase (Alexandra Daddario) traz ainda outra má notícia: a proteção mágica do Acampamento Meio-Sangue foi envenenada por uma arma misteriosa e, ao menos que seja curada, todos os semideuses serão mortos. Não demora muito para que Percy e seus amigos tenham que enfrentar o mar de monstros para salvar o local.

Ok. Eu não sei por quê encontrei essa sinopse em tantos sites por aí como se fosse a sinopse do filme já que esse tal jogo de vida ou morte acontece só nos livros... De qualquer forma, essa deve ser realmente do filme já que a idade do personagem está com 17 anos e não 13, como nos livros originais escritos por Rick Riordan.

Enfim, relevando alguns detalhes como esse, de dez estrelas eu seria capaz de dar oito ao filme... O cerne da história está mantido - quase - igual, várias coisas importantes no livro foram passadas e tudo mais. Porém como é uma franquia, uma série de filmes, não se poderia olhar esse filme sem pensar no outro. Ele conseguiu tapar vários erros do primeiro e por isso eu posso dizer com certeza que esse é melhor que seu antecessor.


O problema de ele não ganhar um dez, além de olhar como uma série, não é o fato de eles terem omitido várias coisas - até por que temos que lembrar que isto é uma adaptação, não uma cópia exatamente igual -, mas sim de eles terem modificado algumas coisas. Coisas importantes, aliás. Até os personagens parecem que não mudaram só seus cabelos do filme anterior para esse, e sim sua personalidade também. Enfim, falando em cabelo, ponto para equipe que decidiu colocar Annabeth loira... Ela era loira no livro desde o início nos livros e morena no filme anterior, mas não teve nenhum diálogo comentando sobre a pintura no cabelo da personagem, nem nada, o que talvez possa ter confundido alguns espectadores que não sabiam bem da história. Aliás ela ficou o filme inteiro com aquela trança à la Katniss, não foi? Pelo menos que eu me lembre sim.

De qualquer forma, o filme tem vários pontos bons a serem realçados. Vemos só agora uma preocupação com o futuro da série, com o aparecimento de Cronos e alguns personagens mais importantes para o final da história, o que não existia no Percy Jackson e o Ladrão de Raios... Agora sobre esses personagens mais importantes para o final da história, acho que eles cometeram um pequeno deslize mostrando Silena Beauregard logo agora... A história dela era bem surpreendente no livro, não sei se vai ser assim também nos filmes.

O que sei é que eu não gostava tanto assim da Leven Rambin como Clarrise ou do Douglas Smith como Tyson, já que eles não condiziam com os perfis fisionômicos que eu imaginava ou que estão nas graphic novels e desenhos originais, por exemplo, mas a atuação deles até que me convenceu e eu acabei curtindo-os como seus respectivos personagens. Ainda comentando sobre personagens, nem sei por quê que Pierce Brosnan saiu do papel como Quíron e entrou um novo ator, apenas acho que não é uma coisa legal de se fazer, até por que os dois "Quírons" não se pareciam. Ah, outro detalhe que eu achei legal foi eles terem posto a parte do flashback com Thalia, Luke, Annabeth e Grover, até por que aquilo era bem importante pra esse filme e também terem tido o cuidado com a pronúncia dos nomes. É só uma coisinha irrelevante, mas enfim, chamaram de Tália, que é a pronúncia correta do nome dela... Eu chamava de Talía, mas tudo bem. Mas se eles prestaram atenção em alguns detalhes, em outros não foi bem assim. Luke disse em alguma parte que ele mesmo procurou no fundo do tártaro e enfim, não se pode fazer isso... E também os semideuses bebiam néctar como se fosse refrigerante! Néctar pode matar, não é legal isso!

Voltando mais ao foco principal, gostei dos efeitos especiais do filme. Achei Cronos bem feito, o olhinho de Tyson, Arco-íris, a parte do Oráculo e os vitrais... Aliás adorei essa parte dos vitrais. Mesmo que de uma certa forma eu achei estranho dizer que os três grandes não foram comidos e depois mataram Cronos, pois não é isso que eu conheço do mito original. Mas enfim... Sei que as mudanças são parte disso. Como falei no começo, o filme não deve ser uma cópia perfeita e tudo mais, até por que essas diferenciações são elementos surpresas para quem já leu o livro. Por que imagina ir assistir e ser exatamente igual ao que você já sabe? Não teria tanta graça assim quanto algumas surpresas que o filme nos traz.

Certo que existe um limite e eu acho que Percy Jackson e o Mar de Monstros respeitou isso. Não teve mudanças assim tão abaladoras quanto o primeiro, que nem mesmo de Cronos falou. Acho que o roteiro foi explorado o quanto pôde e o resultado final ficou bem legal. Estou louco para ver Annabeth, Percy, Zoe, Thalia e todos os outros no cinema. Agora é esperar para ver se em A Maldição do Titã eles farão um trabalho tão bom quanto esse ou - rezaremos aos deuses por isso - melhor.

{ 1 comentários... leia-os abaixo e comente também! }

  1. Olá!!

    Vim aqui te avisar que te marquei em uma tag (http://www.bookolicos.com/2013/08/tag-nacional-versao-otavio.html)

    Otávio Braga || www.bookolicos.com

    ResponderExcluir

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -