Postado por: Allana (: quinta-feira, 18 de abril de 2013


O Natal de Poirot
 Livro: O Natal de Poirot
Editora: Nova Froneira
Autor: Agatha Christie
Páginas: 223


Sinopse: Véspera de Natal. A reunião da família Lee é arruinada pelo barulho ensurdecedor de móveis sendo destroçados, seguido de um grito agudo e sofrido. No andar de cima, o tirânico Simeon Lee está morto, numa poça de sangue, com a garganta degolada. Mas quando Hercule Poirot, que está no vilarejo para passar o Natal com um amigo, se oferece para ajudar, depara-se com uma atmosfera não de luto, mas de suspeitas mútuas. Parece que todos tinham suas próprias razões para detestar o velho...

   Natal, uma época de paz, felicidade e comemoração na qual as famílias se reúnem para a ceia e trocam presentes. E se isto fosse interrompido por um assassinato em que os suspeitos são os próprios familiares? É esse o cenário no qual Agatha nos coloca em O Natal de Poirot, um dos livros de nossa amada Rainha do Crime.
  
    A história gira em torno do assassinato de Simon Lee que ocorre na véspera do natal. Sr. Lee é um velho arrogante, tirâneo e muito desagradável, só que para o natal daquele ano quis que a família toda se reunisse para a festa, sendo que alguns dos seus filhos ele não via a um bom tempo. Apesar da surpresa do convite, todos os seus filhos vivos com suas esposas e sua neta se reúnem na sua casa. Entretanto, na véspera do natal quando a casa estava cheia escutasse um grito e móveis caindo vindo do quarto de Simon Lee e depois de conseguirem arrombar a porta, encontram ele morto em cima de uma poça de sangue. 

  Logo no começo do livro conhecemos cada um dos seus filhos. Alfred e sua esposa Lydia que vivem na mansão com ele, Alfred é considerado o "certinho" da família e que faz tudo pelo pai sem achar que está fazendo algo demais, ao contrario de sua esposa que nutre uma antipatia pelo sogro por causa da submissão que seu esposo vive em relação a ele; David (e sua esposa Hilda) que guarda uma magoa pelo seu pai, por causa do que ele fez com sua mãe no passado; George (e sua esposa Magdalene) que é um politico mão-de-vaca e ganancioso e Harry o "filho prodígio". Mas, além deles, outros personagens também participaram dessa reunião familia como Pilar, filha de Jennifer Lee (filha de Simon) que está morta, e Stephen Farr, filho de um amigo de Sr. Lee.

   Novamente Agatha me surpreendeu, com uma trama com o núcleo familiar aonde cada um tem um motivo para odiar a vítima. Ela consegue manipular a mente do leitor, para que em uma hora ele ache que achou o assassino e no outro ver que pode ser outro suspeito.  A cada página um segredo é revelado ou uma mentira descoberta fazendo com que a pessoa devore a história ( eu por exemplo li em um dia).

  O final como sempre me surpreendeu, nunca conseguiria imaginar quem seria o assassino e quem conseguiu adivinhar, parabéns meu querido, você tem futuro na área de investigação. Um livro recomendado não só para quem gosta de romance policial, mas para qualquer um que queira ler algo cativante. O Natal de Poirot é mais uma amostra da genialidade de Agatha Christie. 

{ 1 comentários... leia-os abaixo e comente também! }

  1. Meu livro favorito da Agatha Christie. Também não consegui adivinhar quem era o assassino. Final muito surpreendente. Ótima resenha.

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -