Postado por: Maac Gouveia segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013


Livro: Legend - A Verdade se Tornará Lenda
Série:  Legend
Editora: Prumo
Autor: Marie Lu
Páginas: 256

Sinopse: Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda. O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação eternamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma família de elite em um dos mais ricos setores da República, June é uma garota prodígio de 15 anos que está sendo preparada para o sucesso nos mais altos círculos militares da República. Nascido nas favelas, Day, de 15 anos, é o criminoso mais procurado do país; porém, suas motivações parecem não ser tão mal-intencionadas assim. De mundos diferentes, June e Day não têm motivos para se cruzarem – até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Preso num grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivência da sua família, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas, em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre até onde seu país irá para manter seus segredos.

"Por que cada dia significa novas 24 horas. Cada dia quer dizer que tudo é possível de novo. Você pode aproveitar cada instante, você pode morrer num instante, e tudo se resume a um dia após o outro. E aí você tenta caminhar sob a luz"
Day.

Oba, mais uma distopia! Eu acabei me apaixonando pelo gênero. Sociedades opressoras, luta para se ter liberdade, revoluções, essas são coisas básicas para se montar um livro desse gênero, mas mesmo com essas tantas características "necessárias", alguns autores conseguem serem criativos o bastante para se diferenciar em meio à livros tão parecidos. Marie Lu com o seu livro Legend, é um desses exemplos.
Uma curiosidade que eu adoro saber sempre é de onde veio a ideia do livro e em Legend, como afirma a orelha do livro, a ideia surgiu quando Marie Lu assistiu à uma adaptação do clássico Les Misérables, de Victor Hugo, na televisão. Então passou a imaginar como seria o relacionamento de um famoso criminoso com um prodigioso detetive numa versão mais contemporânea. Assim, nasceram Day e June.
Outra pequena curiosidade, originalmente June seria um homem, mas a autora decidiu que ela seria uma mulher e convenhamos, ficou bem mais legal a história. June Iparis é a menina de ouro da República - nação onde reside que está sempre em guerra com as Colônias, seu país vizinho - e a única que fizera uma contagem perfeita na Prova. 1500/1500. Com esse resultado tão bom, ela só poderia ser bem mimada, bem inteligente e detalhista e também alcançar altos postos mesmo com uma idade tão pequena. 15 anos. Já Day, tem apenas uma semelhança com a garota: a idade. Ele é nascido das favelas do setor Lake e é um criminoso muito conhecido no país, o mais procurado até, e as autoridades não sabem quase nada sobre ele, a não ser que ele é muito novo.
Eu agradeço muito à autora por não ter forçado em nada específico e conseguir construir uma boa história com romance e muita ação. Talvez se ela focasse um pouco mais no romance dos dois {o que eu acho e até quero que aconteça no segundo livro da série}, não seria tão bom quanto esse. A história nos envolve e nos deixa ansioso para ler a próxima página e saber o que Day ou June fizeram. Como a narrativa é intercalada pelos dois protagonistas, vemos a história de dois pontos de vista e eu acho isso incrível!
O que eu não gostei tanto assim foi o fato da autora soltar algumas informações e não explicá-las direito. Me perdi um pouco em saber o que seria Batalla, até que descobri que era um setor, mas ainda não sei o que precisamente são os setores, talvez bairros. Há pouquíssimas informações sobre o glorioso Primeiro Eleitor, que é citado várias vezes, mas com poucas informações e não sei como seria também as eleições. A Prova e a Praga também, mas foram bem esclarecidas com o passar do livro. Sei que essas pequenas questões serão respondidas nos próximos livros e talvez eu seja só ansioso mesmo. Mas esses detalhes não desmerecessem em nada o livro, ao contrário, aumenta o suspense!
Eu simplesmente adorei o livro. Repleto de ação e com romance quando necessário, me fez várias vezes tremer muito com certas atitudes. Me fez quase chorar por duas ou três vezes. E mais uma vez penso em como o ser humano pode ser horrível só para se sobressair... Ainda acho que há algumas coisas "erradas" no livro e que serão realmente desvendadas no próximo livro que aliás, foi lançado essa semana, dia 29 de janeiro. Aguardarei muito ansioso a continuação desta história que me parece ser bem promissora.


{ 3 comentários... leia-os abaixo ecomente também! }

  1. Eu tinha um jogo que se chamava legend ☺

    Ouvi dizer que tem muita ação nesse livro, que bom deve ser.

    ResponderExcluir
  2. Ps: também adoro distopias
    PPs: desativa a verificação de letras pf, isso é muito chato pra comentaristas compulsivos como moá. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, muita ação mesmo. O livro é muito bom por isso e por não focar tanto assim no romance.

      Ps: Desativei :D

      Excluir

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -