Postado por: Maac Gouveia quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013





Hum... Não é que realmente possamos sentir o gosto dos livros, mas é realmente uma delícia devorá-los. Sabe quando te dá aquela onda de vontade e você não consegue largar o livro, ansiando pelo que encontrará na página que vem? É por que o livro é tão maravilhoso que você simplesmente vicia. Você até tenta ler devagar, mas a fome é maior e você acaba lendo tudo aquilo em segundos. Nessa coluna do blog, iremos te dar dicas para que você conheça novos livros ou conheça melhor alguns para que possam mascar eles, tal como fossem um chiclete, saboreando cada página, cada linha, cada parágrafo. Hoje temos um tipo não muito convencional: Sereias. Toda a magia, encanto e beleza de seu mundo aquático.

Água-Marinha
Sereias. Elas existem desde muito tempo atrás nas lendas e histórias e eram o terror dos marinheiros. Não tardou muito para que elas virassem sucesso também no mundo literário. Aqui e em em todo o resto do mundo, autores e leitores se encantam com estas criaturas que supostamente vivem nos oceanos. E foi nesse mundo que Alice Hoffman literalmente mergulhou nos trazendo Água-marinha. Acho que a maioria já assistiu algum dia ao filme que é baseado nesse livro, chamado Aquamarine. A história nos mostra a duas amigas que passam seu último verão juntas, já que uma das garotas irá se mudar para a Flórida. E é quando ao passearam pelo Clube de Praia Capri que elas encontram uma misteriosa criatura nas profundezas de uma das piscinas que agora estão cobertas de algas marinhas. É uma história sobre sentimentos, como o amor e a amizade e que ensina que magia pode ser encontrada em qualquer lugar.


 Outro livro que também entra nesta onda de sereias, é Sereia, como o próprio nome diz. {Link da Resenha}. O livro, ao contrário de Água-marinha, não tem muito este sentimentalismo sobre amor, amizade e magia. A sua estória é toda envolta de assassinatos, mistérios e muito suspense. Mas claro que não há nada tão insensível que não dê um pouco de espaço ao romance, e neste livro, temos um romance de primeira. É daquele tipo de que você torce para que eles fiquem, torce para que tudo dê certo e não é aquela coisa melosa e tediosa de sempre. O livro é tão agradável como o canto de uma sereia certamente seria.







E não se enganem, também há história brasileira com este tema! Um grande exemplo é Sereias: O Segredo das Águas, de Mirella Ferraz, que literalmente é uma sereia. {Procurem sobre a autora é entendam melhor.} Na história, Coral tentará descobrir as soluções para todos os mistérios sobrenaturais que rondam sua vida. Seu destino é quase imutável, mas será que sua mãe, Marina, poderá impedir isto? Será que ela com a ajuda do apaixonado Marcelo descobrirá a resposta de todas as perguntas que ela queria saber? Dessas duas vocês tem as soluções; no momento ainda ancoradas, mas que virão a tona caso vocês leiam este empolgante livro. 







No Fundo do Amor é mais um livro dessas criaturas lendárias, ainda tão lembradas. Desta vez, nossa protagonista Lily Sanderson, não é só uma sereia comum, mas sim a princesa de Thalassínia que resolveu dar uma passada por aqui pela superfície e de quebra, tentar chamar a atenção de um garoto chamado Brody Bennet. Neste livro, como diz o título original, Lily quer "esquecer suas escamas", já no segundo livro "as escamas são para sempre". Uma série intrigante e cheia de reviravoltas espera por você e como disse Alyson Noel, quem lê o primeiro mal pode esperar para mergulhar direto para os outros livros da série.









Da mesma autora de House of Night, Deusa do Mar também conta a história de sereias. Esta, com uma premissa um pouco mais diferente. Christine Canady não é uma sereia e nem nasceu assim, mas cansada de sua vida rotineira de militar, ela resolve - por brincadeira - fazer um ritual invocando a deusa do mar para que sua vida desse uma agitada básica. O que ela não esperava é que realmente funcionasse. Quando o avião dela cai no mar, ela se vê no corpo de uma sereia, Undine, e como as águas são perigosas demais, a deusa Gaia transforma a sereia numa donzela para viver em segurança na terra. Ela logo é resgatada por um cavaleiro de armadura brilhante, mas além de tudo aquilo, Christine deseja o mar e também Dylan, um tritão sexy que roubara seu coração.






Outros livros como Despertar {da série Watersong} e Mermaid - Uma Reviravolta no Conto Original também estão presentes no Brasil. Mas mesmo assim parece que o mercado para as sereias não é tão bom aqui no nosso país quando nos Estados Unidos, por exemplo, além dos cinco livros ou sagas citados acima, há várias outras que seguem o mesmo tema. Quem sabe as editoras não despertam mais sobre esse tema e trazem mais livros do tipo? Séries como Ingo, de Helen Dunmore; Tempest Rising, de Tracy Deebs; Lost Voices, de Sarah Porter; Merrow, de Louise Cooper; Real Mermaids, de Helen Boudreau; In Great Waters, de Kit Whitfield; Between the Sea and the Sky, de Jaclyn Dolamore, além de muitas outras.

Fiquem sempre de olho nas notícias sobre livros, quem sabe novos desses livros possam te encantar, assim como as sereias encantam os marinheiros desde séculos atrás?

{ 1 comentários... leia-os abaixo e comente também! }

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -