- Back to Home »
- Das folhas às telonas , Filme »
- Das folhas às telonas #01 - Percy Jackson e O Ladrão de Raios
Postado por: Maac Gouveia
quinta-feira, 8 de novembro de 2012
Filmes, séries, graphic novels, animações... As obras agora sempre acham um jeito de se reinventarem. Parece que é necessário esse apelo visual, ver as cenas não apenas em nossa imaginação, mas sim elas "realmente" acontecendo. Essa coluna representará realmente isso: as adaptações dos livros para o cinema. Ruins ou boas. Não importa.
Sinopse:

Estamos falando de adaptações, e está aí um exemplo do que não é isso. Percy Jackson e o Ladrão de Raios, o filme, pra mim foi um fracasso. Talvez por um pequeno detalhe; Eu li o livro antes dele. É impossível não comparar um com o outro... Cenas que realmente seriam bem importantes na história do livro, não foram postos no filme. Além de que também faltaram personagens chaves.
Falando agora de personagens, os que tiveram foram mal representados, digamos assim. Não pela falta de talento dos atores que os representavam, por que isso não é verdade. A atuação dos principais, Logan Lerman, Alexandra Daddario e Brandon T. Jackson, foi incrível, mas as suas formas não condiziam com os personagens. Começando por Grover, o sátiro que ajudara Percy desde antes da entrada dele no Acampamento Meio-sangue. A única diferença entre o personagem - retratado no livro Os Arquivos do Semideus - é que Grover é branco, e não negro, como aparece no filme. Tudo bem, esse é um mero detalhe que nem vale a pena ser visto, por que realmente não importa. Mas certos detalhes são realmente cruciais.
Primeiro, a idade dos personagens. No livro, eles tem em média 12 anos quando Percy entra no Acampamento Meio-sangue. No filme, os atores são bem mais velhos. Alexandra Daddario, por exemplo, tinha 25 anos na época em que o longa foi filmado. É impossível também não comparar com Harry Potter... Os atores são representados desde criança, crescendo ao longo do tempo, como se realmente fossem os personagens. Isso, além da história que condizia muito, foi um grande detalhe para que a franquia desse certo.
Segundo, a descrição dos personagens. No livro, Annabeth era loira de olhos cinzentos, no filme, morena. Na sequência do filme, Percy Jackson e o Mar de Monstros, a atriz está realmente loira, mas bem... O que vão dizer? Que ela coloriu as madeixas quando saiu do acampamento? Por favor... Era um detalhe que deveria ter sido visto mesmo antes do primeiro filme. A história, muitas partes diferentes do livro, é até legal - para quem não leu o livro, claro. Resumindo, o longa é bom sozinho. Serve para ser um filme legal, mas não uma adaptação.
O filme em si é bom, mas, para mim, não tem relação nenhuma com o livro :( É como se eles tivessem pego o nome, parte da ideia da história e alguns personagens, foi um desrespeito com a obra do Tio Ricky... Essa "adaptação" me decepcionou.
ResponderExcluirMinha opinião, é claro, ninguém é obrigado a concordar, mas decepcionou mesmo...
Prefiro o livro rs
ResponderExcluirhttp://voceanonimo.blogspot.com